Possível venda do Newcastle a fundo de investimento árabe gera polêmica
Enquanto a Premier League permanece paralisada por conta da pandemia do novo coronavírus, o futebol inglês segue movimentado nos bastidores. Nesta quarta-feira (22), a grande notícia foi a possível venda do Newcastle United a um fundo de investimentos da Arábia Saudita, por aproximadamente 345 milhões de euros (cerca de R$ 2 bilhões).
O negócio já é dado como certo, mesmo sem a confirmação oficial até o momento de nenhuma das partes envolvidas. Entretanto, não faltam críticas à transação, principalmente por conta da figura do príncipe Mohammed bin Salman, herdeiro do trono saudita, proprietário de 80% do dinheiro movimentado no fundo (consórcio de investidores).
A Anistia Internacional Britânica mandou uma carta para a Premier League, acusando Mohammed bin Salman de ordenar o assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi dentro da embaixada da Arábia na Turquia, em 2018. A ONG aponta ainda inúmeras violações aos direitos humanos pela Arábia Saudita, como a condenação de 184 pessoas à pena de morte no ano passado.
Quem também protestou à Premier League contra a venda do Newscastle foi a rede de televisão por assinatura beIN Sports, do Catar. O grupo de comunicação acusa Mohammed bin Salman de apoiar o televisionamento pirata do campeonato inglês para os sauditas.
Caso a venda de fato seja efetivada, o clube deve receber mais 230 milhões de euros para reforçar o elenco. Entre os possíveis reforços está o brasileiro Philippe Coutinho, emprestado ao Bayern de Munique e indesejado no Barcelona. Os atacantes Antoine Griezmann e Edinson Cavani também estão na mira do Newcastle.
*Com Agência Brasil
Assuntos
continue lendo
Futebol Internacional
Premier League considera Manchester City culpado de infrações financeiras
Clube teria assinado contratos fictícios com vários parceiros comerciais para inflar artificialmente suas receitas
- Brasil sofre, mas consegue virada e vence a Austrália em amistoso Jovem Pan* · há 9 horas
- Arrascaeta sofre lesão com Uruguai e desfalca Flamengo por tempo indeterminado Estadão Conteúdo · há 1 dia
- Manchester City é considerado culpado de 114 infrações financeiras, diz portal AFP · há 4 dias
- Ancelotti revela quarteto ofensivo com Estevão titular contra a Austrália Estadão Conteúdo · há 5 dias