EUA impõem novas sanções contra integrantes do governo e empresas do Irã
Os Estados Unidos anunciaram nesta sexta-feira (10) novas sanções econômicas contra oito funcionários de alto cargo do governo do Irã.
Entre os funcionários está o secretário do Conselho de Segurança Nacional Supremo, Ali Shamkhani, e os “maiores produtores” de aço, ferro e cobre do país, uma resposta ao ataque com mísseis a duas bases que abrigavam tropas americanas no Iraque.
“Essas sanções continuarão até que o regime (iraniano) interrompa o financiamento do terrorismo global e se comprometa a nunca ter armas nucleares”, disse o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, em pronunciamento na Casa Branca ao lado do secretário de Estado, Mike Pompeo.
Pelo Twitter, Pompeo informou que conversou com o presidente da Ucrânia, Volodomyr Zelensky, e prestou condolências pelas 176 mortes decorrentes da queda do avião nesta quarta (8). As autoridades americanas acreditam que não houve falha mecânica, mas sim um ataque do Irã que acabou derrubando o avião minutos após a decolagem do aeroporto de Tehran, no Iraque.
“Estamos prontos para oferecer nosso apoio e assistência na investigação em andamento”, declarou Pompeo.
Spoke with Ukrainian President @ZelenskyyUa to express my deepest condolences for the lives lost in the tragic crash of Ukrainian International Airlines flight 752. We stand with #Ukraine and are ready to offer our support and assistance in the ongoing investigation.
— Secretary Pompeo (@SecPompeo) January 10, 2020
*Com informações da EFE
Assuntos
continue lendo
Mundo
‘É hora de a Ucrânia ter um novo presidente’, diz Trump ao criticar ataques a refinarias
Trump declarou a jornalistas na Casa Branca que havia dito a Zelensky que fizesse “o que quisesse” contra a Rússia, mas que “não atacasse as refinarias"
- Ataque ao aeroporto de Riade, atribuído aos houthis, deixa ao menos 12 mortos AFP · há 9 horas
- Aeroporto de Riade tem operações suspensas após ataque que deixou vários feridos AFP · há 13 horas
- Furacão Isaías deixa quatro mortos e quase um milhão sem energia elétrica nos EUA AFP · há 13 horas
- Trump reclama de não receber Nobel da Paz e alega ter terminado oito guerras Estadão Conteúdo · há 14 horas