Ministro Napoleão Maia manda soltar ex-governador Ricardo Coutinho
O Ministro Napoleão Nunes Maia Filho, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), concedeu habeas corpus na tarde deste sábado (21), durante o Plantão Judiciário, e determinou a soltura imediata do ex-governador do Paraíba Ricardo Coutinho. O político foi preso na noite desta quinta (19), no âmbito da sétima fase da Operação Calvário, denominada Juízo Final, desencadeada nesta terça (17) para apurar desvios de R$ 134,2 milhões em verbas da saúde e da educação do Estado.
A decisão contraria o parecer da Procuradoria-Geral da República protocolado neste sábado (21) defendendo a manutenção da prisão preventiva do ex-governador.
No texto, o vice-procurador-geral eleitoral Humberto Jaques de Medeiros alegava que Coutinho ainda continuaria liderando o grupo investigado na Juízo Final, mantendo a ‘estrutura delitiva no atual governo’, e destacava que a liderança política do ex-governador é ‘fortíssima’.
A decisão atinge ainda outros três presos na operação: Francisco Chagas Ferreira, Claudia Veras e David Clemente Correia.
continue lendo
Brasil
‘Rei da Sucata’, suspeito de lavagem de dinheiro para o tráfico, é preso em shopping de SP
Prisão é um desdobramento das investigações da Operação Contenção, deflagrada em maio.
- Homem desaparece após ser arrastado pela chuvas no Capão Redondo Estadão Conteúdo · há 4 horas
- Carro com 10 pessoas cai em lago no RJ; ninguém sobreviveu Jovem Pan · há 7 horas
- O que cai no primeiro dia de provas do Enem 2026? Jovem Pan* · há 10 horas
- Enem: saiba quais são os horários de abertura e fechamento dos portões Jovem Pan* · há 10 horas