Justiça manda pôr tornozeleira e afasta procurador que esfaqueou juíza no TRF-3
A juíza da 1ª Vara Federal Criminal de São Paulo, Andréia Costa Moruzzi, determinou que o procurador da Fazenda Nacional, Matheus Assunção, preso em flagrante por tentativa de homicídio qualificado contra a juíza federal Louise Filgueiras, use tornozeleira eletrônica e perca o exercício de sua função.
Além disso, ela pediu que o Hospital de Clínicas, onde ele está internado, envie informações detalhadas sobre os procedimentos de internação e o estado clínico do procurador. Em sua decisão, Andréia também fixou obrigações a serem cumpridas pela equipe médica responsável pelo custodiado, por meio de seu curador.
Ela solicitou, por exemplo, o envio de um ofício ao Instituto de Psiquiatria do HC “para que informe se há uma equipe médica e de enfermaria permanente na ala psiquiátrica, quais pessoas estão autorizadas a acompanhar o procurador e que medidas foram adotadas para assegurar que ele não saia do estabelecimento médico sem autorização judicial”.
O chefe da equipe médica deverá enviar relatórios à juíza, a cada cinco dias, sobre o estado de saúde mental de Assunção, “constando a necessidade e as razões da manutenção da internação”. Também deverá ser remetida à Justiça cópia do prontuário médico e do projeto terapêutico.
A juíza atendeu, ainda, ao pedido do Ministério Público Federal (MPF) e nomeou um perito para exame de insanidade mental que será realizado posteriormente, “atendendo as condições clínicas do custodiado”.
Além do uso da tornozeleira eletrônica e da suspensão do exercício da função como procurador da Fazenda Nacional, Assunção precisará devolver seu passaporte, além de ter o porte de arma recolhido e a suspensão do respectivo registro, caso haja autorização em nome dele. Isso deve ocorrer no prazo de até 48 horas.
No final da tarde de quinta (3), o procurador invadiu o gabinete de Louise, no 21.º andar do prédio-sede do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF-3), na Avenida Paulista. Munido de uma faca, ele golpeou o pescoço da magistrada. Também atirou uma jarra de vidro sobre Louise, que sofreu ferimentos leves.
* Com informações do Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Brasil
Metrô de São Paulo estende operação 24 horas nos fins de semana até janeiro de 2027
Em caráter experimental, linhas de metrô 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata continuarão funcionando sem interrupção entre sábado e domingo
- Aeroporto de Confins volta à normalidade depois de suspender operações Agência Brasil · há 3 horas
- Aeroportos de Congonhas e Guarulhos têm voos cancelados por nevoeiro em SP Estadão Conteúdo · há 6 horas
- Aeroporto de Confins suspende operações neste sábado após problema na pista Jovem Pan · há 10 horas
- São Paulo e mais sete estados têm risco de calor de mais de 40°c na próxima semana, alerta Inmet Estadão Conteúdo · há 12 horas