Cardozo e ex-presidente da Funai se tornam réus por improbidade
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) determinou o recebimento da petição inicial de ação civil pública por ato de improbidade administrativa ajuizada contra o ex-ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, e o ex-presidente da Funai, Flavio Chiarelli Vicente de Azevedo.
Cardozo e Chiarelli são acusados de descumprir Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Funai e o Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso do Sul para identificação e delimitação das terras de ocupação tradicional indígena na região centro-sul do estado.
De acordo com Ministério Público Federal, os termos do TAC, firmado em novembro de 2008, foram reiteradamente descumpridos pela Funai, fator que levou o MPF a ajuizar ação, em 2010, cobrando o cumprimento do TAC.
Para o MPF, Flávio Chiarelli paralisou o procedimento administrativo referente à terra indígena Ypo’i/Triunfo – já concluído e aprovado pela área técnica –, atendeu a Cardozo, que é apontado como responsável pela violação de princípios da administração pública.
A Justiça Federal de Dourados chegou a rejeitar a ação de improbidade. O MPF recorreu ao TRF3 que determinou o recebimento da ação. A ação volta a tramitar em primeira instância, na Justiça Federal de Dourados.
*Com Agência Brasil
continue lendo
Brasil
TSE recebe mais de mil relatos de propaganda eleitoral irregular
São Paulo concentra o maior volume de reclamações, com 339 registros
- Ciclone extratropical chega ao Brasil nesta quinta; veja previsão Jovem Pan* · há 4 horas
- Ônibus atinge asa de Boeing 737 durante embarque no Aeroporto de Guarulhos Estadão Conteúdo · há 5 horas
- Justiça suspende demissões em massa de trabalhadores das Casas Bahia Agência Brasil · há 16 horas
- Latam confirma vazamento de dados de parcela dos clientes Jovem Pan · há 16 horas