Messias celebra data da sabatina e diz que seguriá buscando diálogo com ‘todos os senadores’
O advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, comemorou a data para sua sabatina para o Supremo Tribunal Federal (STF), e disse que até a data informada, dia 29 de abril, seguirá “buscando o diálogo franco e aberto com todos os 81 senadores, de forma respeitosa, transparente e propositiva.”, disse. “Agradeço ao presidente da Casa, senador Davi Alcolumbre, ao presidente da CCJ, senador Otto Alencar, e ao relator do processo, senador Weverton Rocha, o envio e o trâmite da mensagem presidencial.”, declarou Messias.
Nesta quinta-feira (09), o senador Weverton Rocha (PDT-MA) comunicou que a sabatina de Messias para o Supremo Tribunal Federal (STF) será realizada em 29 de abril. Em fala a jornalistas, o parlamentar não arriscou dar um placar da votação no Plenário, mas avaliou que o clima entre os colegas é favorável à aprovação do AGU para a vaga deixada pelo ex-ministro Luis Roberto Barroso, conforme antecipou a Jovem Pan.
Segundo Weverton, o Planalto enviou a indicação de Messias ao Senado dias antes da Semana Santa.
Messias foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o cargo de ministro do STF em 21 de novembro de 2025. No mês seguinte, o presidente do Senado decidiu adiar a sabatina do AGU.
Quem é Jorge Messias?
O AGU ganhou notoriedade em 2016, quando a então presidente Dilma Rousseff disse a Lula, em ligação gravada pela Polícia Federal (PF), que iria enviar o “Bessias” para levar o termo de posse “em caso de necessidade”. À época, Messias era subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência da República e o atual chefe do Executivo era investigado pela Operação Lava Jato.
Jorge Rodrigo Araújo Messias, 45 anos, nasceu em Recife, Pernambuco. Formou-se em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui títulos de mestre e doutor em desenvolvimento, sociedade e cooperação internacional pela Universidade de Brasília (UnB). Desde 2007, é procurador concursado da Fazenda Nacional.
Messias também foi subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil, secretário de Regulação e Supervisão do Ministério da Saúde e consultor jurídico das pastas da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. O AGU ainda trabalhou na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e na Procuradoria do Banco Central.
Em 1º de janeiro de 2023, Messias assumiu a Advocacia-Geral da União. Casado e pai de dois filhos, o AGU é evangélico e frequenta a Igreja Batista. A religião dele foi vista como aceno de Lula à comunidade.
Assuntos
continue lendo
Política
AGU pede ao STF prazo de 72 horas para responder sobre proibição das bets
Pedido foi feito ao ministro Luiz Fux após entidades do setor questionarem medida do governo federal que suspendeu apostas no país
- Flávio aciona TSE contra chapa Lula-Alckmin, Janja e Margareth Menezes Jovem Pan · há 57 minutos
- Líderes católicos vão acelerar contra progressismo, mas não devem declarar apoio a Flávio Misael Mainetti · há 2 horas
- Kassio Nunes Marques envia ofício a Fachin reclamando de interferências no TSE Agência Brasil · há 3 horas
- Governo vai à Justiça e pede R$ 1 bilhão a bets por gastos do SUS com tratamento de apostadores Agência Brasil · há 3 horas