JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Jornal Jovem Pan | 01h30 - 03h00
Macroeconomia

Copom inicia primeira reunião com Galípolo na presidência

Projeções indicam que a taxa Selic será elevada em 1 ponto percentual, passando de 12,25% para 13,25% ao ano; decisão será anunciada nesta quarta-feira (29)

Agência Brasil

Sede do Banco Central
53009063823_268c861666_k Raphael Ribeiro/BCB

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil dá início hoje (28) à sua primeira reunião sob a liderança de Gabriel Galípolo. A diretoria do BC se reunirá para deliberar sobre o aumento da taxa Selic, que é a taxa básica de juros, em resposta à recente valorização do dólar e ao crescimento dos preços dos alimentos. As projeções indicam que a Selic pode ser elevada em 1 ponto percentual, passando de 12,25% para 13,25% ao ano. Caso essa expectativa se concretize, será a quarta vez consecutiva que a taxa é aumentada. O Copom já havia sinalizado a intenção de elevar os juros em 1 ponto percentual nas reuniões programadas para janeiro e março.

[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

Na ata da última reunião, o Copom destacou a necessidade de um prolongamento no ciclo de alta da Selic, citando a inflação e a valorização do dólar como fatores que justificam uma postura monetária mais restritiva. A previsão de inflação para 2025 foi revisada, subindo de 4,96% para 5,5%, o que ultrapassa o teto da meta de 3% estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional.

A Selic desempenha um papel crucial na estratégia do Banco Central para controlar a inflação, afetando diretamente as taxas de juros em toda a economia. O aumento da Selic é uma medida para conter a demanda aquecida, enquanto a sua redução pode facilitar o acesso ao crédito e impulsionar a atividade econômica.

As reuniões do Copom ocorrem a cada 45 dias, com o primeiro dia dedicado a apresentações técnicas e o segundo à análise das opções disponíveis. A nova meta de inflação, estabelecida pelo CMN, é de 3%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual. A inflação será monitorada mensalmente, levando em conta a variação acumulada em 12 meses. O próximo Relatório de Inflação está previsto para ser divulgado no final de março.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias

[jp-related-posts ids=”1838203,1838180,1838148″]

Assuntos