Vendas do setor automotivo crescem 15% no primeiro semestre
O setor automotivo do Brasil encerrou o primeiro semestre com sinais de recuperação, apesar da queda nas vendas no Rio Grande do Sul. O setor registrou um aumento de 15% nas vendas de carros comerciais leves, caminhões e ônibus. Quando incluídas motos e implementos rodoviários, a expansão atinge 16,3%. O presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Andretta Júnior, revisou para cima as previsões para o fechamento de 2024, destacando um crescimento de 13,6% no segundo trimestre, superando a projeção inicial de 12%. Andretta Júnior atribui o crescimento à disponibilidade de crédito, que tem impulsionado as vendas. Ele prevê um segundo semestre ainda melhor, com um aumento de mais 15% nas vendas.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/cta_logo_jp_geral.png” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
No entanto, o ambiente de negócios enfrenta desafios, como os ataques do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Banco Central, a repercussão nos mercados, dólar e cenários externos desfavoráveis. A economista Teresa Fernandes explica que, apesar das adversidades, o movimento de expansão de crédito continua relevante e suficiente para garantir um bom desempenho do setor. No Rio Grande do Sul, que representa 5% das vendas automotivas, a recuperação é gradual devido às enchentes que afetaram 280 concessionárias em junho. Mesmo assim, os emplacamentos no Brasil aumentaram 6% em relação a maio, registrando o melhor acumulado no semestre desde 2014.
Publicado por Luisa Cardoso
[jp-related-posts ids=”1653934,1653700″]