Na COP26, Brasil assina declaração internacional para proteger florestas
O segundo dia da COP26, a Confederação das Nações Unidos sobre as Mudanças Climáticas, foi marcado pela declaração das florestas, que traz seis princípios relacionados a agricultura e o uso de terra sustentáveis. Mais de 120 nações, entre elas o Brasil, se comprometeram com a preservação das áreas de mata. Um dos pontos do acordo prevê o comércio agrícola livre de desmatamento. Em vídeo enviado à COP26, o presidente Jair Bolsonaro pediu ajuda financeira para bancar a proteção florestal. “Assumimos o compromisso de eliminar o desmatamento ilegal até 2030. Faço um chamo a todos os países para que ajudem a defender todas as florestas, inclusive, com recursos adequados em benefício de todos”, disse.
Dois fundos foram anunciados para viabilizar o tratado: USD 12 bilhões serão destinados pelas nações mais ricas e mais de USD 7 bilhões do setor privado. Os valores devem ser destinados até 2025. A definição dos países contemplados será feita na Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em entrevista ao Jornal Jovem Pan, o engenheiro ambiental Beto Mesquita, membro da Coalisão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, disse que as metas que vem sendo estabelecidas no evento são louváveis, mas que a preocupação é se o governo conseguirá traduzir tudo isso em politicas publicas que honrem os acordos.
[jp-related-posts ids=”1180363,1180228,1180120″]
“Implementando as áreas protegidas e protegendo e apoiando, especialmente os povos e comunidades tradicionais, povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos que vivem e que dependem da floresta para seu modo de vida, sua sobrevivência. O apoio a essas populações resulta em florestas mais protegidas e isso implica em redução do desmatamento e redução as emissões”, ressaltou. Nesta terça-feira, 2, um grupo formado por instituições financeiras e empresas do agronegócio firmou compromisso em investir USD 3 bilhões para a produção de soja e gado livre de desmatamento na América do Sul.
*Com informações da repórter Carolina Abelin
Assuntos
continue lendo
Política
Perícia recusou ao menos 15 aparelhos de operação sobre ‘Dark Horse’ por falha no lacre
Equipamentos tinham selo intacto, mas perícia identificou vão que permitiria conexão USB
- Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF Júlia Lara · há 2 semanas
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 2 semanas
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 2 semanas
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 2 semanas