Bolsonaro pede apoio do MDB e quer ‘aprofundar’ reforma trabalhista
O presidente eleito Jair Bolsonaro pediu nesta terça-feira (4) o apoio da bancada parlamentar do MDB para aprovar reformas na Câmara dos Deputados. Emedebistas foram recebidos à tarde, em Brasília, sede dos trabalhos da equipe de transição de governo.
Segundo parlamentares, Bolsonaro disse que a aprovação das reformas é necessária para tirar o país da situação crítica em que se encontra, mas garantiu que não exigirá sacrifícios da população. O encontro durou cerca de 50 minutos, no Centro Cultural Banco do Brasil.
Aprofundamento
Durante a reunião, o futuro governante elogiou a reforma trabalhista promovida pelo presidente Michel Temer – aprovada em 2016 – e defendeu um aprofundamento das mudanças como forma de “desengessar” as relações de trabalho e destravar investimentos.
Bolsonaro, porém, não entrou em detalhes sobre quais alterações ainda poderiam ser realizadas. Para ele, o novo ministro da Economia, Paulo Guedes, não conseguirá aprovar sozinho o necessário para retomar o crescimento do País e a geração de empregos.
“Ele disse que espera o apoio do MDB no que for possível. Se não for da bancada, o apoio individual”, contou o deputado Freire Júnior (MDB-TO). Apesar de falar de “reformas”, o presidente eleito não mencionou nenhuma – como a da Previdência – diretamente.
Relações
Deputados contaram, após a reunião, que Bolsonaro reforçou o discurso de que terá uma relação “republicada e transparente” com o Congresso Nacional e prometeu que os parlamentares terão “tratamento à altura” do Poder Legislativo.
“Ele manteve o discurso de que, para construir um Brasil melhor, que cresça e gere empregos, precisa do parlamento”, disse o deputado Sergio Morais (MDB-PR). A equipe do presidente eleito tem tentado tratar assuntos com bancadas temáticas.
O líder da bancada emedebista, Baleia Rossi (SP), destacou que a sigla será “independente” em relação ao novo governo, mas que terá responsabilidade com assuntos de importância para o país. “O MDB vai discutir agenda, o partido terá responsabilidade”, afirmou.
*Com informações da Agência Brasil
Assuntos
continue lendo
Política
Perícia recusou ao menos 15 aparelhos de operação sobre ‘Dark Horse’ por falha no lacre
Equipamentos tinham selo intacto, mas perícia identificou vão que permitiria conexão USB
- Mulher de Lito Sousa diz que influenciador recebeu medicamento experimental Estadão Conteúdo · há 5 horas
- Aos 94 anos, Cacique Raoni é diagnosticado com câncer e recebe cuidados paliativos em MT Agência Brasil · há 15 horas
- Brasileira de 26 anos desaparece após colisão entre barcos em Veneza; marido morreu Estadão Conteúdo · há 16 horas
- Cidade de São Paulo tem o setembro mais chuvoso desde 1943 Estadão Conteúdo · há 16 horas