FHC: ‘Cabe ao presidente nomear diretor da PF’
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu, nesta quarta-feira (29), que a indicação do diretor-geral da Polícia Federal é atribuição do presidente da República. Ele não citou diretamente a nomeação de Alexandre Ramagem para a PF feita por Jair Bolsonaro.
Por meio do Twitter, FHC disse que “cabe ao presidente nomear diretor da PF” que os “choques entre poderes não ajudam a democracia”.
“Os choques entre poderes não ajudam a democracia. Acho que cabe ao Pr nomear o diretor da PF. Se o STF mantiver a decisão de afastar o nomeado terá de definir pessoalidade e moralidade pública. A ver os dados e argumentos antes de aplaudir ou rechaçar a decisão provisória”, tuitou o ex-presidente.
Os choques entre poderes não ajudam a democracia. Acho que cabe ao Pr nomear o diretor da PF. Se o STF mantiver a decisão de afastar o nomeado terá de definir pessoalidade e moralidade pública. A ver os dados e argumentos antes de aplaudir ou rechaçar a decisão provisória.
— Fernando Henrique Cardoso (@FHC) April 29, 2020
Na manhã desta quarta, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a posse de Ramagem como diretor-geral da PF. Pouco antes da cerimônia que contaria com a presença dele, Bolsonaro suspendeu o decreto que o nomeava.
Durante a cerimônia, no entanto, o presidente voltou a defender Ramagem para o posto. Segundo ele, o “sonho de empossar Ramagem vai se concretizar”.
Moraes suspendeu a nomeação do indicado de Bolsonaro atendendo manifestação do PDT após, durante coletiva de imprensa na última sexta, o ex-ministro da Justiça e ex-juiz federal Sergio Moro acusar o presidente de querer indicar nome próximo para ter acesso à inquéritos. O caso será analisado pelos demais ministros no plenário do Supremo.
Assuntos
continue lendo
Política
Moraes autoriza retomada de visitas a Bolsonaro; Flávio segue suspenso
O prazo para a volta das visitas, após proibição do ministro, acabou no dia 17 de agosto
- Apostador de Blumenau (SC) leva prêmio de R$ 57 milhões da Mega-Sena Agência Brasil · há 48 minutos
- Morre veterinária atacada por cachorro no canil do Senado Federal Agência Brasil · há 18 horas
- Violinista Elisa Fukuda é feita refém em assalto em SP e tem instrumentos italianos roubados Estadão Conteúdo · há 20 horas
- Meta é condenada a pagar R$ 50 mil por manter ataques racistas contra Miss SP Estadão Conteúdo · há 1 dia