Governo brasileiro é denunciado na Corte Interamericana de Direitos Humanos
O Instituto Vladimir Herzog, o Núcleo de Preservação da Memória Política e o PSOL denunciaram o governo federal à Corte Interamericana de Direitos Humanos após o presidente Jair Bolsonaro receber, na segunda-feira (4), o tenente-coronel da reserva Sebastião Curió Rodrigues de Moura, o Major Curió, de 85 anos. Ele foi um dos agentes de repressão da ditadura militar que atuou no combate à Guerrilha do Araguaia, no sudoeste paraense, nos anos 1970.
O governo foi denunciado por descumprir sentença unânime da Corte que condenou o Brasil pelo desaparecimento forçado e morte de dezenas de pessoas durante o período da ditadura.
Segundo as entidades e o partido, o Planalto tem promovido novas violações ao direito à verdade ao difundir informações falsas sobre o ocorrido nas operações contra a Guerrilha do Araguaia e a ditadura em geral.
Após a visita, o perfil oficial da Secretaria Especial de Comunicação (Secom) saudou Curió como um herói. O Ministério Público Federal emitiu representação afirmando que a publicação é uma ofensa direta e objetiva ao princípio constitucional da moralidade administrativa, por representar uma apologia à prática, por autoridades brasileiras, de crimes contra a humanidade e graves violações aos direitos humanos.
Relatório final da Comissão Nacional da Verdade, de 2014, listou Curió como um dos 377 agentes do Estado brasileiro que praticaram crimes contra os direitos humanos.
O militar esteve no comando de operações em que guerrilheiros do Araguaia foram capturados, conduzidos a centros clandestinos de tortura, executados e desapareceram.
*Com Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Brasil
Homem é preso após confessar ter matado namorado em apartamento em São Paulo
A polícia relatou que o suspeito declarou ter agido em legítima defesa
- Operação policial na Maré deixa um morto e 10 feridos no RJ Agência Brasil · há 15 horas
- Criminosos usam ônibus escolares como barricadas na Linha Vermelha, no RJ Estadão Conteúdo · há 16 horas
- Após MP, bets vão ter de devolver R$ 1,7 bilhão a 23 milhões de apostadores Estadão Conteúdo · há 16 horas
- Acidente com ônibus de turismo deixa três mortos em rodovia no Espírito Santo Estadão Conteúdo · há 20 horas