Idade mínima para aposentadoria ‘vai ser o mais fácil de passar’ no Congresso, avalia Rogério Marinho
Secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho afirmou nesta quarta-feira (20) que a proposta de idades mínimas para aposentadoria (65 anos para homens e 62 para mulheres) devem ser os tópicos de mais fácil aprovação no Congresso Nacional. A equipe econômica queria idades iguais, mas o presidente Jair Bolsonaro optou pela diferenciação.
Proposta de reforma da Previdência foram apresentadas nesta manhã.
“Essa é uma discussão que tentamos fazer sob a luz da racionalidade. As mulheres vivem mais que os homens, em média sete anos, mas o presidente decidiu reduzir. Nós respeitamos posição do presidente, acho que dentro do ambiente do Congresso vai ser o mais fácil de passar”, afirmou à imprensa após a apresentação do projeto.
Ele também defendeu idades mínimas iguais em algumas categorias, como professores e trabalhadores rurais (60 anos) e policiais (55), “por serem atividades especiais”. Mais cedo, o secretário de Previdência do Ministério da Economia, Leonardo Rolim, também havia destacado que a diferenciação dessas idades se deve à atividade, não ao gênero.
Marinho ressaltou ainda o trabalho do governo para coibir fraudes nos benefícios rurais. “Tentamos filtrar e ter maior exatidão no cadastro rural. Vamos dar benefício rural a quem de fato merece.”. Ele rebateu críticas de que as idades seriam severas demais em algumas regiões. “A variação de expectativa de sobrevida aos 65 anos é mínima entre regiões.”
*Com informações do Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Política
Moraes pede manifestação da PGR sobre pedido de visita de Flávio a Bolsonaro
Solicitação dos advogados do ex-presidente aconteceu na segunda-feira (5) e sob justificativa de ser 'caráter estritamente familiar'
- ‘Que mulherão’: quem é o pastor condenado por dizer que beijou a filha criança Fernando Keller · há 51 minutos
- Bombeiro suspeito de matar estudante de medicina em SP volta a ser preso Estadão Conteúdo · há 1 hora
- Justiça de MG condena pastor e Igreja da Lagoinha por falas sobre beijar filha Fernando Keller · há 4 horas
- São Paulo tem alerta amarelo para tempestades nesta quarta; veja previsão Estadão Conteúdo · há 7 horas