Justiça rejeita ingresso da OAB em inquérito que investiga hackers de Moro
A Justiça Federal negou o pedido do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) para participar como assistente no inquérito da Operação Spoofing, que investiga as invasões de hackers a celulares de autoridades. Para o Ministério Público Federal, a solicitação não tem previsão legal, resultando em um ato nulo.
Na manifestação assinada pelo Ministério Público, o procurador responsável pela investigação, Wellington de Oliveira, lembrou que o controle externo da atividade policial é uma responsabilidade constitucionalmente delegada ao MP.
Ele explicou que admitir a participação do Conselho significaria transmutar a entidade “em fiscal extraordinário do Departamento de Polícia Federal, do Ministério Público Federal e do Poder Judiciário, de uma única vez, como se fosse um quarto poder da República, ao arrepio da própria Constituição”.
Na petição, o conselho da OAB pedia, por meio de medida cautelar, o ingresso no inquérito com a finalidade de atuar na garantia da ordem constitucional e do regime democrático. Além disso, argumentava a necessidade de haver uma cadeia de custódia das provas apreendidas.
Sobre isso, o MPF argumentou que a eventual destruição de provas no ordenamento jurídico brasileiro só é possível mediante autorização judicial. Nesse sentido, o juiz Ricardo Leite destacou, em sua sentença, que já existe decisão do STF determinado a preservação das informações colhidas na Operação Spoofing.
Na decisão, o magistrado destacou que o inquérito policial tem natureza sigilosa e que “o direito ao amplo acesso às provas diz respeito ao exercício do direito de defesa de seus representados”. Além disso, a investigação em andamento teve o sigilo decretado com o objetivo de preservar os elementos de prova e o seu prosseguimento.
continue lendo
Mundo
Caso Master: Mendonça diz não ter ‘nada a temer’ e que seguirá ‘cumprindo seu dever’
O ministro se manifestou depois de sessão no STF na qual houve troca de farpas entre os magistrados
- Frio diminui em SP no final de semana, com sol entre nuvens e máxima de 25ºC Estadão Conteúdo · há 2 horas
- Fiscal que liberou obra de prédio que desabou em SP é investigada por enriquecimento ilícito Estadão Conteúdo · há 14 horas
- Estudante de nutrição é morta com 46 facadas dentro de academia no Paraná Estadão Conteúdo · há 15 horas
- Empresas afetadas por tarifaço dos EUA ou pela guerra já podem pedir empréstimo Agência Brasil · há 21 horas