Sindicato compara criação do IBGE Paralelo à fundação de saúde vinculada a erros graves no RJ
O sindicato nacional dos servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, conhecido como Assibge-SN, apresentou um estudo que revela semelhanças entre o estatuto da nova fundação IBGE+ e o da Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro. Esta última esteve envolvida em um escândalo relacionado a contratações de exames para pacientes com HIV. O sindicato classificou o estatuto da IBGE+ como uma “adaptação mal-acabada”, resultante de “improvisos perigosos”. Em resposta à criação da fundação, o Assibge-SN manifestou sua insatisfação com o modelo proposto por Marcio Pochmann e convocou os servidores a se mobilizarem em defesa do IBGE. O sindicato ressaltou que o estatuto da nova fundação não foi discutido com os profissionais da instituição, o que, segundo eles, gerou prejuízos significativos.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/cta_logo_jp_geral.png” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Os servidores do IBGE têm se mobilizado contra a fundação e outras ações da atual administração. O sindicato expressou preocupações sobre a possibilidade de a iniciativa privada influenciar o IBGE, além de alertar para os riscos à reputação do órgão e a falta de comunicação com os trabalhadores. O Assibge-SN também advertiu que a implementação da fundação pode afetar negativamente os sistemas nacionais de estatística e as políticas públicas. O novo estatuto permite a contratação de funcionários sob o regime da CLT e a captação de recursos por meio de parcerias com setores público e privado.
Marcio Pochmann, por sua vez, afirmou que o IBGE tem recebido consultas de outros órgãos públicos que estão interessados em criar fundações semelhantes. Apesar das críticas recebidas, a direção do IBGE defendeu a criação do IBGE+ e anunciou o lançamento do site da nova fundação, buscando esclarecer suas propostas e objetivos.
[jp-related-posts ids=”1753968,1754618″]
*Reportagem produzida com auxílio de IA
continue lendo
Brasil
Área perto do STF é isolada por suspeita de bomba; um homem foi preso
Uma mochila foi jogada pelo homem em cima de um ponto de ônibus ao lado do prédio da Corte
- Entenda o que é a doença de Creutzfeldt-Jakob, que matou Lito Sousa Jovem Pan · há 12 horas
- São Paulo cria mais de 300 mil vagas de emprego em 2026, diz Seade Jovem Pan · há 13 horas
- PF marca depoimentos de Galípolo, Campos Neto e André Esteves sobre Master Estadão Conteúdo · há 13 horas
- Eleição com chuva em São Paulo: veja a previsão do tempo Estadão Conteúdo · há 16 horas