TRF4 mantém condenação de Marcelo Odebrecht em 19 anos de prisão
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) julgou nesta quarta-feira (12) o recurso de apelação criminal do empresário Marcelo Bahia Odebrecht, ex-presidente do Grupo Odebrecht, e manteve a pena fixada em 19 anos e quatro meses de reclusão. Ele é acusado pelos crimes de corrupção ativa, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Renato de Souza Duque, engenheiro e ex-diretor de serviços e engenharia da Petrobras, recorreu no mesmo processo e teve a sua pena diminuída para 16 anos e sete meses de reclusão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Antes, a pena era de 20 anos, três meses e dez dias.
Ambos foram condenados em ação penal no âmbito da Operação Lava Jato.
Segundo o relator do processo na 8ª Turma do tribunal, desembargador federal João Pedro Gebran Neto, “há elementos suficientes demonstrando o papel de Marcelo na liderança da organização criminosa, evidenciado por emails dele com diretores da própria empresa e pelas mensagens de celular, tendo ficado plenamente demonstrado nos autos que houve pagamento aos dirigentes das diretorias da Petrobrás”.
Quanto a Duque, o magistrado afirmou que há “extensa prova documental de que Duque recebeu da Odebrecht em contas no exterior, não havendo dúvida de que o réu era beneficiário destas contas, o que foi confirmado pelas próprias instituições financeiras”.
continue lendo
Brasil
Sistema da Cantareira recupera volume, mas segue em risco de escassez em SP
Nesse cenário, a Sabesp poderá captar até 31 mil litros de água por segundo ao longo de novembro
- Tragédia em Congonhas: acidente com Fokker 100 que matou 99 pessoas completa 30 anos; relembre Jovem Pan* · há 4 horas
- Feriado de Finados terá chuva em boa parte do Brasil e calor de até 40°C; confira Jovem Pan · há 8 horas
- Aneel mantém bandeira tarifária verde em novembro Estadão Conteúdo · há 20 horas
- Funai aciona PF e pede apuração de casos de ataques contra indígenas Agência Brasil · há 23 horas