Tribunal de Contas cobra ‘ações preventivas a desastres’ nas barragens de SP
Uma semana depois do estouro da barragem de Brumadinho (MG), que chocou o mundo, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo ligou o sinal de alerta e determinou à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente que encaminhe informações sobre suas atividades de fiscalização – e um diagnóstico de todas as barragens paulistas, principalmente daquelas vinculadas a empresas mineradoras.
Em despacho publicado nesta sexta-feira (1º), no Diário Oficial do Estado, o conselheiro Dimas Ramalho, que relata as contas da secretaria no Exercício de 2018, concedeu prazo de 15 dias para que a pasta encaminhe dados sobre as atividades de licenciamento, fiscalização e monitoramento das barragens que são de competência estadual.
Dimas Ramalho pede detalhes sobre “ações preventivas a desastres” e um “relatório indicando a situação em que se encontram” as barragens. O conselheiro afirma que a medida busca avaliar as ações da pasta “no tocante à prevenção de danos ao meio ambiente, de danos materiais e à população”.
*Com Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Brasil
São Paulo cria mais de 300 mil vagas de emprego em 2026, diz Seade
De janeiro a agosto, estado também registra maior salário médio de admissão do país
- Petrobras faz nova descoberta de petróleo na Foz do Amazonas, no Amapá Estadão Conteúdo · há 4 horas
- Embaixada da Austrália fecha em Brasília após alerta de segurança dos EUA Jovem Pan · há 5 horas
- Velório de Lito Sousa será aberto ao público e acontece nesta sexta-feira em SP Nícolas Robert · há 6 horas
- Área perto do STF é isolada por suspeita de bomba; um homem foi preso Jovem Pan · há 18 horas