JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Os Pingos nos Is | 03h00 - 05h00
Thiago Uberreich

Eusébio da Silva Ferreira foi um jogador emblemático da história do futebol mundial

Chamado de 'Pelé europeu', o atleta se destacou na Copa de 1966, na Inglaterra

Thiago Uberreich

O atacante português Eusébio (à esquerda) marca o primeiro gol de sua equipe contra a Coreia do Norte na Copa do Mundo de 1966
SOCCER-WORLD CUP-1966-PORTUGAL-NORTH KOREA STRINGER/AFP

Nascido em Lourenço Marques, Moçambique (na época, colônia portuguesa), em 25 de janeiro de 1942, Eusébio entrou para a história como um dos maiores nomes do futebol mundial. Atacante habilidoso e rápido, foi muitas vezes comparado a Pelé. Vestiu a camisa do Benfica de 1960 a 1975, conquistou 11 campeonatos nacionais e a Copa dos Campeões (atual Champions League), na temporada 1961-1962. Em 1965, o “Pantera negra” levou a Bola de Ouro, como o melhor jogador da Europa. 

Um dos momentos mais marcantes da carreira de Eusébio foi na Copa de 1966, na Inglaterra, quando Portugal ficou em terceiro lugar. Na primeira fase, a equipe europeia eliminou a seleção brasileira, bicampeã mundial em 1958 e 1962, com uma vitória por 3 a 1 na primeira fase. Pelé sofreu com a violência adversária e Eusébio balançou as redes por duas vezes. Ele conquistou a artilharia do Mundial com oito gols, mas terminou a competição frustrado. Segundo ele, o duelo da semifinal, contra a Inglaterra, não deveria ter sido disputado em Wembley, mas, sim, em Liverpool, o que, talvez, daria mais chances para a seleção portuguesa, treinada pelo brasileiro Otto Glória, chegar à decisão. Foi uma Copa polêmica, com erros de arbitragem e que consagrou o “English Team”.

[cta-selector name=”model3″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_JPEsportes.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029Va9wMgZD8SE3UbBwem2u” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

Em 2000, quando Eusébio completou 60 anos, tive a honra de fazer uma entrevista com ele, por telefone, ainda nos meus tempos de Rádio Eldorado (Grupo Estado). O jogador, grande embaixador do futebol português, morreu em 2014, aos 71 anos. Era muito simpático e sempre solícito a entrevistas. 

Ouça entrevista com Eusébio

[jp-related-posts ids=”1797607,1796998″]

Assuntos