Canadá e México reagem a tarifas de Trump e anunciam taxação sobre produtos americanos
O Canadá e o México anunciaram medidas de retaliação contra os Estados Unidos após a decisão do presidente Donald Trump de impor tarifas de 25% sobre produtos importados desses países. A resposta ocorre em meio a uma nova escalada na guerra comercial entre os vizinhos da América do Norte. O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, afirmou que o Canadá aplicará uma tarifa de 25% sobre mercadorias americanas que somam 155 bilhões de dólares canadenses (US$ 107 bilhões). A medida será implementada em duas fases: a primeira, imediata, afeta produtos equivalentes a 30 bilhões de dólares canadenses. A segunda, programada para 21 dias depois, atingirá o restante dos produtos caso os Estados Unidos não revertam as tarifas impostas.
Trudeau classificou a decisão de Trump como “ilegal” e anunciou que o Canadá contestará as tarifas na Organização Mundial do Comércio (OMC) e em mecanismos do acordo comercial USMCA. “Os canadenses são razoáveis e educados, mas não fugimos de uma briga”, declarou o premiê. Ele também mencionou que o governo canadense estuda barreiras não tarifárias para reforçar a resposta.
O governo canadense refutou a justificativa da Casa Branca de que a medida seria uma resposta ao suposto acesso descontrolado de fentanil ao território americano. Segundo dados canadenses, a apreensão da droga na fronteira caiu 97% entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, devido às ações de segurança adotadas pelo país.
O México também indicou que tomará medidas contra as tarifas impostas pelos Estados Unidos. A presidente Claudia Sheinbaum declarou que aguarda a decisão final de Trump antes de oficializar sua resposta, mas afirmou que “há planos A, B e C prontos para qualquer cenário”. Dados do governo mexicano indicam que as apreensões de fentanil na fronteira com os EUA caíram 49,9% entre outubro e janeiro.
O impacto econômico da nova rodada de tarifas já começou a ser sentido. As bolsas de valores americanas registraram quedas expressivas, com o S&P 500 caindo 1,75%, o Nasdaq recuando 2,64% e o Dow Jones perdendo 1,47%. Empresas como Nvidia e ConocoPhillips foram particularmente afetadas, registrando desvalorizações de 8,69% e 6,58%, respectivamente.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
A medida de Trump também inclui o aumento de tarifas sobre produtos chineses, dobrando a taxa para 20%. Em resposta, Pequim anunciou tarifas adicionais entre 10% e 15% sobre produtos agrícolas americanos, como carne, soja e milho, a partir de 10 de março. A crise comercial entre os países da América do Norte intensifica incertezas no mercado e pode gerar aumento nos preços de produtos essenciais para os consumidores americanos. Analistas alertam que os impactos da disputa tarifária serão amplos e podem comprometer a estabilidade econômica da região.
[jp-related-posts ids=”1868375,1867535″]
Publicado por Felipe Dantas
*Reportagem produzida com auxílio de IA