Comércio global terá queda de 26,9% no 2º trimestre, estima agência da ONU
A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad, na sigla em inglês) afirmou nesta quarta-feira (13) a estimativa que o comércio mundial de bens apresente queda de 26,9% no segundo semestre de 2020.
Segundo o órgão, o setor já deve ter caído 3,0% no primeiro trimestre em relação aos três meses finais de 2019. Na comparação anual, esses números seriam de quedas de 3,3% nos primeiros meses e de 29,0% no segundo trimestre. A estimativa é que a queda seja de uma taxa nunca vista desde a crise financeira global de 2009.
“Neste momento, a forma da recuperação ainda não está clara; dependerá da rapidez com que as economias retornarão ao crescimento positivo e que sua demanda por bens comercializados suba mais uma vez”, disse o chefe de estatísticas da Unctad, Steve MacFeely.
Entre os motivos para a queda no comércio mundial de bens está a paralisação das atividades econômicas pelo avanço da Covid-19 nos países.
*Com informações da Agência Brasil
continue lendo
Macroeconomia
Cotado para Fazenda, Fonteles reduziu dívida no Piauí, mas teve déficit em metade dos anos
Quando ele assumiu a secretaria, em 2015, o estado encerrou o ano com uma dívida de cerca de 57% em relação à Receita Corrente Líquida (RCL). A proporção foi caindo até chegar ao valor mais baixo em 2020 (37%)
- BC decreta liquidação extrajudicial da Credipaiva por grave violação de normas Estadão Conteúdo · há 2 semanas
- Presidente da Faesp critica aprovação do fim da escala 6×1 e fala em riscos ao agronegócio Jovem Pan · há 2 semanas
- BC reduz taxa de juros a 13,75% ao ano Júlia Mano · há 2 meses
- Fecomércio vê impacto relevante no comércio com fim da escala 6×1 Jovem Pan · há 2 meses