Guedes diz que Covid-19 e guerra da Ucrânia são responsáveis pela falta de aumento do salário mínimo
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta segunda-feira, 9, que a falta de aumento do salário mínimo no governo do presidente Jair Bolsonaro é consequência da pandemia da Covid-19 e da guerra da Ucrânia. Nesta segunda-feira, O Globo publicou um levantamento da consultoria Tullett Prebon Brasil apontando que Bolsonaro foi o único chefe do Executivo desde o Plano Real a diminuir o poder de compra do brasileiro. Durante o lançamento do Monitor de Investimentos do ministério, Guedes disse que o país está “avançando em direção a um futuro de prosperidade”. Segundo ele, se o Brasil estivesse “na outra direção”, “já estaríamos na miséria”.
Em justificativa à falta de aumento do salário mínimo, o ministro apontou que o país foi atingido por uma guerra da “comida e da energia” e por uma da “crise sanitária”. “A verdade é que essa geração pagou pela guerra. Nós pagamos pela guerra. Nós fizemos sacrifícios e ficamos sem aumento de salário, tivemos uma recuperação econômica forte. Não houve aumento de salário real, porque, durante uma guerra, o normal é que haja perdas importantes”, justificou Guedes. De acordo com o ministro, o governo lutou para manter o salário, os empregos e a capacidade de investimento do Brasil.
continue lendo
Macroeconomia
Cotado para Fazenda, Fonteles reduziu dívida no Piauí, mas teve déficit em metade dos anos
Quando ele assumiu a secretaria, em 2015, o estado encerrou o ano com uma dívida de cerca de 57% em relação à Receita Corrente Líquida (RCL). A proporção foi caindo até chegar ao valor mais baixo em 2020 (37%)
- BC decreta liquidação extrajudicial da Credipaiva por grave violação de normas Estadão Conteúdo · há 3 semanas
- Presidente da Faesp critica aprovação do fim da escala 6×1 e fala em riscos ao agronegócio Jovem Pan · há 3 semanas
- BC reduz taxa de juros a 13,75% ao ano Júlia Mano · há 2 meses
- Fecomércio vê impacto relevante no comércio com fim da escala 6×1 Jovem Pan · há 2 meses