Receita Federal abre consulta de restituição do Imposto de Renda 2023; confira
Os contribuintes da Receita Federal já podem consultar o 1º lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de 2023. Estão disponíveis cerca de R$ 7,5 bilhões para mais de 4 milhões de pessoas. Segundo o órgão, este é o maior valor já pago em restituição na história do Fisco. O valor será depositado a partir de 31 de maio. Entre as prioridades, estão 246.013 idosos acima de 80 anos, 2.464.031 na faixa entre 60 e 79 anos,163.859 pessoas com deficiência e 1.052.002 pessoas que trabalham com magistério. Entre as novidades para este ano no início da rodada de pagamentos, segundo a Receita Federal, está a prioridade para aqueles que optarem em receber o saldo a ser devolvido via Pix e para contribuintes que utilizarem o modelo de entrega pré-preenchido da declaração anual de Imposto de Renda. Estão no grupo prioritário 204.020 pessoas que optaram por essas modalidades.
A consulta estará disponível no website e no aplicativo da Receita Federal, no ícone “Consultar a Restituição”. Caso o valor não seja depositado, ele fica disponível no Banco do Brasil por até um ano. Após este período, o contribuinte deverá requerer o benefício pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal. Caso o contribuinte não se classifique para o 1º lote de restituição, os demais pagamentos ocorrem nas seguintes datas: 31 de maio como data para o pagamento do 1º lote; 30 de junho para o 2º lote; 31 de julho para o 3º lote; 31 de agosto para o 4º lote; e 29 de setembro para o 5º e último lote.
[jp-related-posts ids=”1411662,1412769″]
Assuntos
continue lendo
Economia
Em carta aberta, instituições pedem adiamento de novo imposto para 2028
Tributo federal, criado pela Reforma Tributária do Consumo, está previsto para entrar em vigor em janeiro de 2027
- CNC aciona STF para adiar fim da escala 6×1 Estadão Conteúdo · há 16 horas
- Cotado para Fazenda, Fonteles reduziu dívida no Piauí, mas teve déficit em metade dos anos Estadão Conteúdo · há 4 dias
- BC decreta liquidação extrajudicial da Credipaiva por grave violação de normas Estadão Conteúdo · há 3 semanas
- Presidente da Faesp critica aprovação do fim da escala 6×1 e fala em riscos ao agronegócio Jovem Pan · há 3 semanas