Relator faz concessão, e reforma tributária manterá incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus e áreas de livre comércio
A pressão de parlamentares resultou em mais uma alteração no texto apresentado pelo deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) no relatório da Reforma Tributária em debate no Congresso Nacional. Nesta terça-feira, 4, o grupo que formata a matéria indicou que manterá o incentivo fiscal diferenciado para as áreas de livre comércio, a exemplo dos benefícios da Zona Franca de Manaus. O tema foi tratado pelo deputado federal Nicoletti (União-RR) junto ao relator da proposta, para defender que a iniciativa como necessária para “o desenvolvimento da região Norte” do país. As áreas de livre comércio contempladas estão localizados em Boa Vista e Bonfim, em Roraima; Guajará-Mirim, em Rondônia; Brasiléia-Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul, no Acre; Tabatinga, no Amazonas; e Macapá e Santana, no Amapá.
Na versão anterior do relatório, apenas a Zona Franca de Manaus estava sendo considerada área livre de impostos. “Sabemos das dificuldades da região Norte, principalmente, das empresas que geram empregos. Essa redação é fundamental para que a Reforma Tributária não seja um instrumento de prejuízos à população envolvida. Os incentivos fiscais são fundamentais para manter a competitividade da Região Norte”, afirma o deputado Nicoletti.
Empregos
O governador do Amazonas, Wilson Lima, reforçou que a ZFM é importante não apenas para o estado, mas para a manutenção da região amazônica, porque gera mais de 500 mil empregos em áreas já urbanizadas, diminuindo a pressão sobre a floresta e ajudando a preservar a floresta. Em abril deste ano, os membros do Grupo de Trabalho (GT) que formulou a reforma tributária visitam o Polo Industrial de Manaus (PIM). “As conversas que nós tivemos com o relator desse Grupo de Trabalho, a vinda desse grupo ao estado do Amazonas e a visita à Zona Franca de Manaus, a empresas que compõe o nosso polo, tenho certeza que foram decisivas para que o presidente e a comissão pudessem incluir a proteção a Zona Franca de Manaus, importante não só para o Amazonas, mas para o Brasil como um todo”, disse o governador.
[jp-related-posts ids=”1435441,1435421,1435410″]
Assuntos
continue lendo
Macroeconomia
Fecomércio vê impacto relevante no comércio com fim da escala 6×1
Entidade defende jornada de 40 horas com possibilidade de regras específicas por negociação coletiva para diferentes setores
- Balança comercial brasileira registra superávit de US$ 7,4 bilhões em agosto Agência Brasil · há 2 dias
- PIB brasileiro tem 5º maior crescimento do mundo no 2º trimestre; leia ranking Agência Brasil · há 5 dias
- Governo estima aumento do salário mínimo para R$ 1.741 em 2027 Jovem Pan · há 6 dias
- Prejuízo líquido dos Correios sobe no 1º semestre, mas cai no 2º trimestre Estadão Conteúdo · há 1 semana