Simone Tebet diz que Brasil precisa superar ‘complexo de vira-lata’
A ministra do Planejamento, Simone Tebet, enfatizou a necessidade de o Brasil superar o que chamou de “complexo de vira-lata”. Em sua visão, os indicadores econômicos do país são “absolutamente positivos”, com exceção dos preços elevados dos alimentos, que são temporários e influenciados por fatores sazonais. Na cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental do Projeto Sucuriú, da Arauco, em Inocência (MS), Tebet comemorou o investimento da empresa chilena de celulose e argumentou que as exportações brasileiras, como de celulose, ajudam a trazer mais dólar para o Brasil, auxiliando a reduzir “na ponta” a inflação de produtos e alimentos.
“Quando a gente fala em exportação, em balança comercial, superavitária, nós estamos falando em trazer mais dólares, quando a gente traz mais dólares isso facilita e isso fortalece a nossa moeda”, disse Tebet, que também defendeu a potencialidade do Brasil na transição ecológica e energética e a condição única do País em garantir segurança alimentar aqui e no mundo, colocando “comida barata na mesa de todos”.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
“Então vamos ser otimistas com esse País, os números são absolutamente positivos, não tem nada – a não ser o preço dos alimentos que, temporariamente, pelas sazonalidades, estão altos – que esteja ruim no Brasil”, disse Tebet a jornalistas. “Nós não temos por que ter esse pessimismo, olhar só para o lado negativo das coisas, não num país que tem a capacidade de trazer uma empresa com a credibilidade da Arauco”, concluiu.
*Reportagem produzida com auxílio de IA e Estadão Conteúdo
Publicado por Fernando Dias
[jp-related-posts ids=”1901084,1900947,1900918″]
Assuntos
continue lendo
Política
Aposta de Lula, Tebet disputa sua 7ª eleição após ser eleita em cinco e mira Senado por SP
Das eleições que participou, ex-ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil foi eleita em cinco ocasições, só perdeu em 2022, quando disputou à Presidência
- PIB brasileiro tem 5º maior crescimento do mundo no 2º trimestre; leia ranking Agência Brasil · há 1 dia
- Governo estima aumento do salário mínimo para R$ 1.741 em 2027 Jovem Pan · há 2 dias
- Prejuízo líquido dos Correios sobe no 1º semestre, mas cai no 2º trimestre Estadão Conteúdo · há 4 dias
- Governo prorroga subvenção à gasolina até 9 de setembro, quando vence MP Estadão Conteúdo · há 1 semana