Trump diz que tarifas sobre UE serão de 25% ‘de forma generalizada’
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou a imposição de tarifas de 25% sobre produtos provenientes da União Europeia (UE). “Nós as anunciaremos muito em breve e elas serão de 25%, de forma generalizada, e se aplicarão a automóveis e todas as coisas”. Ele criticou as barreiras comerciais que dificultam a entrada de veículos e produtos agrícolas americanos no mercado europeu. De acordo com Trump, a UE não aceita os carros e os produtos agrícolas dos EUA, o que, segundo ele, contribui para um déficit comercial de aproximadamente 300 bilhões de dólares.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Esse número, no entanto, é contestado pela Comissão Europeia, que discorda da avaliação feita por Trump. Além de focar na Europa, o presidente também mencionou a possibilidade de aplicar tarifas semelhantes sobre produtos do Canadá e do México. A implementação dessas tarifas está prevista para o dia 2 de abril, embora a data oficial ainda permaneça como 4 de março. Um relatório que deve abordar as tarifas recíprocas está programado para ser apresentado em abril, o que pode trazer mais clareza sobre as intenções de Trump.
A proposta de tarifas direcionadas à União Europeia ainda está em fase de discussão, sem que haja uma decisão definitiva sobre quais produtos ou setores serão impactados por essas medidas.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por Matheus Oliveira
[jp-related-posts ids=”1862787,1862611,1862523″]
Assuntos
continue lendo
Mundo
Governo dos EUA apoia OpenAI em ação movida pelo New York Times
Jornal alega que os poderosos modelos de IA utilizaram, sem autorização, milhões de seus artigos para treinamento
- PIB brasileiro tem 5º maior crescimento do mundo no 2º trimestre; leia ranking Agência Brasil · há 2 dias
- Governo estima aumento do salário mínimo para R$ 1.741 em 2027 Jovem Pan · há 3 dias
- Prejuízo líquido dos Correios sobe no 1º semestre, mas cai no 2º trimestre Estadão Conteúdo · há 5 dias
- Governo prorroga subvenção à gasolina até 9 de setembro, quando vence MP Estadão Conteúdo · há 1 semana