Collor presidente e Senna campeão: como era o mundo quando Bonner e Fátima se casaram

  • Por Jovem Pan
  • 30/08/2016 10h30
  • BlueSky
Montagem/Divulgação Confira como era o mundo quando William Bonner e Fátima se casaram

Fátima Bernardes e William Bonner anunciaram o fim de seu casamento, na noite da última segunda-feira (29), fazendo grande parte dos brasileiros colocarem as mãos na cabeça e pensar “qual o sentido da vida”. A dupla se conheceu nos bastidores do Jornal da Globo em 1989 e selaram a união em 1990.

Você lembra como era o mundo quando o agora ex-casal 20 do jornalismo brasileiro iniciou o primeiro ano de seus 26 juntos? A Jovem Pan Online foi buscar os principais acontecimentos do ano em que os pombinhos estavam com a chama da paixão e do amor acesas.

Fernando Collor presidente

Em 1990, Fernando Collor de Mello foi o primeiro presidente civil eleito em 29 anos e prometia levar o Brasil ao tão sonhado Primeiro Mundo. Com uma aparência chamativa (conhecido como o presidente galã), Collor implementou algumas mudanças na política brasileira que até hoje são motivos de polêmica, como a abertura da economia para empresas automotivas de fora do país. 

Ayrton Senna conquista seu segundo título da F1

Senna e Alain Prost disputavam o título da temporada da Fórmula 1 ponto a ponto, aumentando ainda mais a rivalidade entre eles. O brasileiro garantiu o seu bicampeonato na polêmica corrida de Suzuka, no Japão. Com nove pontos de vantagem, Senna jogou o seu carro em cima de Prost logo na largada e os dois saíram da prova, garantindo o campeonato para si.

Guerra do Golfo

Em 1990, Saddam Hussein decidiu invadir o Kuwait após acusar o país vizinho de estar roubando o seu petróleo. Após sete meses de batalhas, o Iraque conseguiu vencer a guerra e anexou o estado como sua província. O fato desencadeou a Guerra do Golfo, quando os Estados Unidos decidiram intervir e libertar o Kuwait do domínio de Saddam. Seis meses depois do início do combate, os norte-americanos saíram vitoriosos.

Alemanha reunificada

Após a queda do Muro de Berlim em 1989, a Alemanha Oriental e Ocidental começaram a realizar o processo de reunificação da Alemanha, após anos separadas por conta da Guerra Fria, que separou o mundo entre socialistas e capitalistas. O dia 3 de outubro se tornou feriado nacional no país para celebrar o fato.

Margaret Thatcher renuncia

A “Dama de Ferro” do Reino Unido deixou o seu cargo de primeira-ministra após 11 anos no poder. Ela sofreu muita pressão por parte da população e não teve apoio do congresso para vencer a disputa pela liderança dos conservadores.

Pantanal bate a Globo

A Rede Manchete conseguiu o inimaginável em 1990: bater a Rede Globo no horário nobre. A responsável por isso foi a novela “Pantanal” que trazia Cristiane Oliveira no papel de Juma Marruá. A produção mostrou cenas quentes entre os protagonistas e focou também nas belezas naturais da região.

Brasil passa vergonha na Itália

A Copa do Mundo de 1990 não foi nada boa para o Brasil. A Seleção se apresentou mal na primeira fase e caiu logo no primeiro jogo mata-mata, quando foi derrotada pela rival Argentina. Maradona e Caniggia foram os responsáveis pelo resultado. O craque argentino achou o atacante sozinho, que driblou Taffarel e marcou o gol da classificação.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.