Efeito Viola Davis: atrizes negras (finalmente) conquistam seu espaço em Hollywood
Como Viola: atrizes negras aparecem com cada vez mais destaque na TV e cinema
Atrizes negras ganham espaçoForam 67 edições. Incríveis 67 edições da principal premiação da televisão dos EUA para finalmente o Emmy escolher uma mulher negra como melhor atriz de série dramática. Viola Davis, que pareceu não acreditar ao ouvir seu nome, fez discurso emocionante que ganhou as redes sociais durante a cerimônia de domingo (20).
“A única coisa que separa as mulheres negras de qualquer outra pessoa são as oportunidades”, disse ela, claramente emocionada. A atriz não está errada. Entretanto, o que se vê é uma mudança palpável nesse quadro.
Agora, cada vez mais mulheres negras estão ganhando seu espaço tanto na TV, quanto no cinema, com papéis de destaque e personagens complexas.
A Jovem Pan Online separou 10 estrelas que, se você não conhece, deve mudar isso agora:
Viola Davis
Papel de destaque: Annalise Keating, de “How To Get Away With Murder”
Carreira: Formada pela renomada escola Julliard, a vencedora do Emmy por seu papel na série de Shonda Rhimes também tem carreira próspera no cinema. Esteve em “Vidas Cruzadas”, “Dúvida” e estrelará o aguardadíssimo “Esquadrão Suicida”.
Danai Gurira
Papel de destaque: Michonne, de “The Walking Dead”
Carreira: Com participações de pouca expressão em séries como “Treme”, Danai conquistou o público como a implacável Michonne da série de zumbis, em que tem uma das personagens mais complexas e que vem crescendo ao longo das temporadas.
Uzo Aduba
Papel de destaque: Suzanne “Crazy Eyes” Warren, “Orange Is The New Black”
Carreira: A atriz, que tem origem nigeriana, teve seu papel de maior destaque como a “Crazy Eyes”. Sua performance já lhe rendeu dois Emmys e um recorde. Isso porque ela levou, pela mesma série, o prêmio de melhor atriz coadjuvante por série de comédia e dramática pela mesma atração, “Orange Is The New Black”.
Regina King
Papel de destaque: Aliyah Shadeed/Terri Lacroix, “American Crime”
Carreira: Dona do Emmy de melhor atriz coadjuvante em minissérie por “American Crime”, Regina já esteve em diversos filmes de sucesso, como “Miss Simpatia 2”, “Inimigo do Estado”, “Jerry Maguire” e muitos outros.
Kerry Washington
Papel de destaque: Olivia Pope, “Scandal”
Carreira: Kerry desponta como uma das principais atrizes de sua geração. Ela esteve no premiadíssimo “Django Livre”, de Quentin Tarantino, e na cinebiografia “Ray”. Como Olivia Pope, virou verdadeiro ícone pop com sua personagem que vive mostrando que quem manda é ela.
Lupita Nyong’o
Papel de destaque: Patsey, “12 Anos de Escravidão”
Carreira: Lupita teve ascensão meteórica após ganhar o Oscar de atriz coadjuvante por “12 Anos de Escravidão”. Desde então, foi vitória após vitória. Eleita a mulher mais bonita de 2014 pela revista People, está no elenco do novo “Star Wars” e “Mogli – O menino lobo”.
Octavia Spencer
Papel de destaque: Minny Jackson, “Histórias Cruzadas”
Carreira: Octavia está no seleto grupo de 11 atores que ganharam um Oscar, Bafta, Globo de Ouro, Screen Actor’s Guild e Critic’s Actor Guild na mesma temporada, justamente por “Histórias Cruzadas”.
Jada Pinkett Smith
Papel de destaque: Fish Mooney, “Gotham”
Carreira: Jada é veterana em Hollywood e acumula papéis de sucesso, tanto na TV, quanto no cinema. Ela empresta sua voz para a animação “Madagascar”, esteve em “Matrix Reloaded” e é a vilã da série “Gotham”, atualmente.
Taraji P. Henson
Papel de destaque: Cookie Lyon, “Empire”
Carreira: Taraji dá vida à poderosa Cookie da série “Empire”, mas, antes disso, já esteve em “Peron of Interest” na telinha. Quando o assunto é cinema, ela emplacou sucessos como “O Curioso Caso de Benjamin Button” e o remake de “Karate Kid”.
Zoe Saldana
Papel de destaque: Gamora, “Guardiões da Galáxia”
Carreira: Zoe conquistou o seu espaço em diversos blockbusters de Hollywood. Ela atuou no premiado “Avatar” – e está confirmada nos próximos quatro filmes da saga –, “Guardiões da Galáxia”, “Piratas do Caribe” e “Star Trek”.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.