Em 1ª aparição pública desde afastamento, Príncipe Harry cita ‘muita tristeza’

  • Por Jovem Pan
  • 20/01/2020 08h14
EFE/Neil HallPríncipe Harry fez primeiro discurso desde decisão de deixar família real

Príncipe Harry teve o seu primeiro compromisso público após o anúncio, há duas semanas, de que ele e Meghan Markle se afastariam como membros da família real. No domingo (19), ele foi a evento de caridade em prol de saúde mental e bem-estar de crianças afetadas pelo HIV.

Em seu discurso, Harry falou sobre sua decisão e do apoio da rainha Elizabeth. “Eu quero que vocês saibam a verdade por mim, o que eu posso contar ao menos – não como um príncipe, duque, mas como Harry, a mesma pessoa que muitos de vocês viram crescer por 35 anos – mas com uma perspectiva mais clara.”

“O Reino Unido é minha casa e um lugar que eu amo. Isso nunca vai mudar. Cresci com o apoio de tantos de vocês e eu vi como receberam Meghan com braços abertos ao verem o amor e felicidade que sempre busquei, por toda a minha vida”, afirmou.

Ele contou que, uma vez que encontrou o amor em Meghan, e os dois se casaram, estavam animados para servir. “Justamente por isso, me traz muita tristeza que tenha acabado dessa forma. A decisão que tomei para minha esposa e eu nos afastarmos não foi feita levianamente. Foram meses de conversas e desafios.”

“Sei que nem sempre eu acertei, mas nesse caso, não havia outra opção. O que eu quero deixar claro é que não estamos abandonando vocês”, completou.

Harry ainda reforçou que queria continuar servindo à Rainha, ao povo e seus militares, “mas sem dinheiro público”. “Infelizmente, isso não foi possível. Aceitei isso, sabendo que não muda quem eu sou ou quão comprometido eu sou.”