5 lançamentos musicais que você precisa conhecer

  • Por Jovem Pan
  • 31/10/2019 16h25 - Atualizado em 25/11/2019 13h51
Foto: Giovanna Romaro

Música é uma arte viva e que não para de se renovar. Por isso, separamos 5 lançamentos alternativos e que você precisa conhecer.

Para a lista, ignoramos os nomes mais comentados da música e focamos naqueles que, apesar de não estarem no topo das paradas, chamam a atenção por sua qualidade sonora e mensagem artística. Confira!

 

Dadona – Se Você Ainda Me Quiser

Com estreia EXCLUSIVA pela Jovem Pan, Dadona acaba de lançar o single “Se Você Ainda Me Quiser”. Composta por Gustavo Infante, a faixa conta sobre a presença do erro, do arrependimento e da mudança consequente dentro das relações amorosas. Citando a rítmica do samba, a sonoridade da música interage timbres eletrônicos e sintéticos do baixo e das teclas com a linguagem neo-soul nas linhas dos metais.

Aláfia – Liturgia Sambasoul

Com sonoridade inspirada no sambasoul dos anos 70 somado à música tradicional dos terreiros afro-brasileiros, “Liturgia Sambasoul” é o novo disco de Aláfia. Integrando 13 faixas que cantam com leveza sobre esperança e afeto, disco tem roupagem contemporânea e exclusiva, carregando uma interpretação do gênero afro-brasileiro constituído dentro da diáspora. Aláfia reivindica, desta forma, o território americano e sua cultura como fruto direto da África.

Lello Bezerra – Desde Até Então

O pernambucano Lello Bezerra acaba de lançar o disco “Desde Até Então”, trabalho totalmente instrumental que conta com 7 faixas que combinam cores, símbolos e ícones, tendo como sua maior influência o Mestre Galdino. De mãos dadas com o clássico e com o contemporâneo, Lello inspira-se em sua própria vida e na dos demais a sua volta, fazendo música por via dos sons, cores e tempos (passado, presente e futuro). Os 3 pilares se comunicam de forma particular com quem os ouve e trazem clareza para a mente.

Sue – Soundtrack for Photographs

A franco portuguesa Sue-Elie Andrade-Dé acaba de lançar seu primeiro disco solo, “Soundtrack for Photographs”, trabalho em formato de beat tape. Com influências profundas, batidas ao BPM lento e ambiências “fotográficas” que relembram a simplicidade e equilíbrio, o álbum carrega faixas que misturam ritmos eletrônicos lentos com linhas de guitarras suaves, resultando em uma doçura envolvente própria ao lo-fi e a música minimal experimental.

Miranda – Submersa

Depois do sucesso do primeiro álbum “Aurora”, elogiado por Paulo Miklos, “Submersa” é o novo e segundo disco da cantora e compositora Miranda Kassin. Emanando tons de R&B com pitadas de soul e de pop, o trabalho abre mão das guitarras em favorecimento dos teclados e synths. A base é sólida e construída em um encontro íntimo entre baixo e bateria. Saxes e vocais de apoio se somam a essa alquimia para embasar as melodias de voz que encharcam tudo de conteúdo e sentido. O resultado é um som mellow, gostoso, moderno e sensual. Além disso, Miranda contou com diversas participações especiais, uma delas de André Frateschi nas composições, vencedor do programa Popstar em 2017.

FAIXA BÔNUS

MAX B.O. – O.M.M.M.

Músico, compositor e apresentador de TV, o rapper Max B.O. lançou seu primeiro trabalho de inéditas, depois de inúmeras parcerias e das mixtapes em seus 20 anos de carreira. “O.M.M.M.” – abreviação de “O Mundo é uM Moinho” – conta com 12 faixas que falam sobre a vida, o jogo, a gira e suas diversas formas de lidar com ela. Ele é uma das vozes mais marcantes do rap nacional.