Grupo de punk rock feminista Pussy Riot virá ao Brasil pela primeira vez; veja datas e locais dos shows

  • Por Jovem Pan
  • 18/01/2019 13h33
Reprodução Três integrantes do grupo foram presas em 2012 após uma performance no altar da Catedral Cristo O Salvador, em Moscou

Duas cidades brasileiras receberão em abril apresentações do grupo de punk rock feminista russo Pussy Riot. Os shows acontecerão em 19 de abril em Recife e no dia seguinte (20) em São Paulo. Além de ser a primeira visita da banda ao Brasil, esta é uma das poucas ocasiões em que as ativistas tocarão juntas.

As mulheres do Pussy Riot são conhecidas por realizarem manifestações políticas e artísticas contra a misoginia e o machismo em todo o mundo, em especial na Rússia. Em 2012, três integrantes chegaram a ser presas por realizarem uma performance em uma catedral em Moscou como protesto contra o presidente Vladimir Putin. Na ocasião, cinco delas subiram no altar da Catedral de Cristo O Salvador e cantaram a música “Virgem Maria, Tire o Putin do Poder”.

Entre as integrantes que virão ao Brasil está Nadya Tolokonnikova, de 29 anos, uma das que dão rosto ao grupo. Ela estava, por sinal, entre as detidas pelo protesto na catedral.

Sobre a turnê na América do Sul, Nadya explicou que o objetivo do grupo, neste caso, é “tentar imaginar como o punk irá soar e parecer em 2028, [em] tempos de resistência digital, levante contra a disparidade financeira e movimentos de massa para salvar o planeta”.

Veja a performance na Catedral: