“O Processo”: filme sobre impeachment de Dilma vence prêmio na Suíça

  • Por Jovem Pan
  • 25/04/2018 09h36
DivulgaçãoDocumentário mostra de perto as discussões e votações que culminaram na destituição da petista da presidência

Os brasileiros brilharam na Suíça nesta semana. O Processo, filme sobre o impeachment de Dilma Rousseff (PT), consagrou-se como o grande vencedor no Festival Visions Du Reel, importante premiação de documentários realizada na cidade de Nyon.

Dirigido por Maria Augusta Ramos, o longa-metragem, segundo a sinopse, acompanha “a crise política que afeta o Brasil desde 2013 sem nenhum tipo de abordagem direta, como entrevistas ou intervenções nos acontecimentos”. A diretora passou meses no Planalto e no Congresso Nacional captando imagens sobre votações e discussões que culminaram com a destituição da presidenta do cargo. Foram quase 450 horas de material filmado.

Até o momento, O Processo já foi exibido no É Tudo Verdade, em São Paulo, e na mostra Panorama do Festival de Berlim, onde foi escolhido pelo público como o terceiro melhor filme. Nas próximas semanas, ele terá exibições ainda no Hot Docs, do Canadá, no IndieLisboa, de Portugal, e no DocumentaMadrid, da Espanha. A estreia nos cinemas brasileiros está prevista para o dia 17 de maio.

Confira aqui o trailer: