‘Me deixava à vontade para criar’, diz ator de ‘Pico da Neblina’ sobre Fernando Meirelles

  • Por Amanda Garcia/Jovem Pan
  • 01/08/2019 07h00 - Atualizado em 01/08/2019 07h00
Divulgação/Netflix"Pico da Neblina" estreia em 4 de agosto na HBO

Fernando Meirelles está envolvido em várias frentes em “Pico da Neblina”, nova série da HBO que estreia no dia 4 de agosto, às 21h. A trama acompanha a história de Biriba, um traficante que precisa mudar o rumo da vida após o Brasil legalizar a maconha. Ele acaba formando sociedade para montar uma loja da droga, mas vê algo em seu passado fazer sombra em seu futuro.

Além de dirigir dois episódios da primeira temporada, Meirelles assina a produção executiva e também tem o seu filho, Quico Meirelles, como diretor geral. Luis Navarro, o protagonista Biriba, em entrevista exclusiva ao Direto do Freakpop, da Jovem Pan, falou da experiência com o diretor.

“Fernando traz uma calma. Ele falou: ‘eu dirijo a cena, o ator dirige o personagem’. Ele me deixava à vontade em cena para criar’”, contou Navarro, sem esconder a sua admiração.

Vale destacar que, além de Fernando, Quico, Luis Carone e Rodrigo Pesavento também dirigem episódios dessa primeira temporada.

Estreante como protagonista, o ator explicou que a confiança passada para ele foi importante na construção de seu personagem e ainda analisou: “O interessante da série é que não tem aquela coisa de tiro, porrada e bomba que a gente vê no rio de janeiro, quando traz para sp, tem o crime organizado, tem plano de carreira”.

Para ser escalado, Navarro passou por dois testes – o primeiro, em que estava confiante, depois acabou descobrindo não ter ido bem. Depois, por ironia do destino, acabou sendo reconhecido por Quico ao levar o melhor amigo, Henrique Alves (Salim), ao set para a gravação da série, e teve nova chance.

“19 atores foram aproveitados de 2.600 vídeos que a produtora recebeu. Esse ineditismo do elenco é um dos diferenciais da série. Assim como Cidade de Deus foi”, disse o ator, fazendo referência ao filme de sucesso dirigido por Meirelles.