Termômetro Oscar: quem são os favoritos já premiados da temporada

  • Por Jovem Pan
  • 02/03/2018 08h00
Reprodução"Três Anúncios Para Um Crime", "A Forma da Água", "Corra!" e "Me Chame Pelo Seu Nome" disputam o prêmio de Melhor Filme

Está quase na hora de conhecer os vencedores do Oscar 2018. Enquanto críticos, profissionais do cinema e amantes da sétima arte dão seus palpites, os filmes, diretores e atores chegam à cerimônia com vitórias de outras grandes premiações e muita expectativa.

Na disputa acirrada deste ano, “Três Anúncios Para Um Crime” e “A Forma da Água” aparecem como os grandes favoritos nas principais categorias da noite: Melhor Filme e Melhor Diretor. As duas produções, inclusive, dividiram os troféus nas cerimônias que já abriram a temporada de premiações do cinema.

Observando os vencedores do Globo de Ouro, BAFTA, SAG Awards, Critics’ Choice Movie Awards, Festival de Veneza, e dos prêmios do Sindicato dos Diretores e dos Produtores, quem são os favoritos a Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator e Melhor Atriz?

A Jovem Pan analisou os resultados e identificou quem chega como premiado e favorito nas categorias. Confira:


Melhor Filme

O maior prêmio da noite é um enigma até mesmo para os grandes críticos de cinema, mas em termos de prêmios já conquistados “A Forma da Água” sai na frente com 4 vitórias na temporada: Festival de Veneza, Critic’s Choice Awards, Prêmio do Sindicato dos Diretores e Prêmio do Sindicato dos Produtores. Ainda assim, “Três Anúncios Para Um Filme” vem forte respaldado pelos prêmios no Globo de Ouro, BAFTA e SAG Awards.

Pelo número de prêmios vencidos até agora, “A Forma da Água” aparece como maior candidato – mas se tratando do Oscar, tudo pode acontecer.

Indicados:
“Me Chame Pelo Seu Nome”
“O Destino de Uma Nação”
“Dunkirk”
“Corra!”
“Lady Bird – A Hora de Voar”
“Trama Fantasma”
“The Post – A Guerra Secreta”
“A Forma da Água”
“Três Anúncios Para um Crime” [favorito em premiações]

 

Melhor Direção

O favorito aqui é unânime: Guillermo del Toro por “A Forma da Água”. O diretor levou o prêmio em todas as premiações deste ano e a conquista é quase certa no Oscar.

Indicados:
Christopher Nolan – “Dunkirk”
Jordan Peele – “Corra!”
Greta Gerwig – “Lady Bird – A Hora de Voar”
Paul Thomas Anderson – “Trama Fantasma”
Guillermo del Toro – “A Forma da Água” [favorito em premiações]

 

Melhor Atriz

Frances McDormand é a grande favorita para levar a estatueta de Melhor Atriz. Protagonista de “Três Anúncios Para Um Crime” já que ela venceu a categoria em todas as premiações.

No Globo de Ouro, Saoirse Ronan ficou com o prêmio de Melhor Atriz em Comédia ou Musical por “Lady Bird”. No Oscar, ela disputa a estatueta com Frances, mas deve perder a disputa.

Indicados:
Sally Hawkins – “A Forma da Água”
Frances McDormand – “Três Anúncios Para Um Crime” [favorita em premiações]
Margot Robbie – “I, Tonya”
Saoirse Ronan – “Lady Bird – A Hora de Voar”
Meryl Streep – “The Post – A Guerra Secreta”

 

Melhor Ator

Tudo indica que Gary Oldman vai ganhar o primeiro Oscar de sua carreira por viver Winston Churchill em “O Destino de Uma Nação”. O veterano saiu na frente e levou o prêmio de Melhor Ator no Globo de Ouro, BAFTA, SAG Awards e Critics’ Choice Movie Awards.

Indicados:
Timotheé Chalamet – “Me Chame Pelo Seu Nome”
Daniel Day Lewis – “Trama Fantasma”
Daniel Kaluuya – “Corra!”
Gary Oldman – “O Destino de Uma Nação” [favorito em premiações]
Denzel Washington – “Roman J. Israel, Esq.”