Street Fighter 30th Anniversary Collection é homenagem à era dos fliperamas

  • Por Adriano Sarafim
  • 30/05/2018 15h19
DivulgaçãoA coletânea traz 12 jogos da franquia que fizeram muito sucesso nos fliperamas na década de 1990

Dos mais viciados até jogadores casuais, é provável que todos já ouviram falar de Street Fighter. A maior franquia de games de luta completou 30 anos de vida, passando por três décadas de muitos avanços tecnológicos sem perder a sua relevância no mercado.

A Capcom resolveu fazer uma homenagem aos fãs que acompanham essa saga até hoje. Em Street Fighter 30th Anniversary Collection, os jogadores mais saudosos terão nada mais, nada menos do que 12 jogos da franquia, que fizeram muito sucesso na era dos fliperamas, incluindo o pouco conhecido primeiro game da série.

Posso dizer que acompanho a série desde o seu segundo episódio, que foi quem realmente projetou a marca ao tamanho que ela se encontra hoje. Joguei por muitos anos Street Fighter II em meu Super Nintendo. Não perdia a oportunidade de jogá-lo de forma mais competitiva nos fliperamas dos bares próximos de casa.

A coletânea ainda traz as diversas ramificações de Street Fighter II, como Street Fighter II: Champion Edition, Street Fighter II: Hyper Fighting, Super Street Fighter II, Super Street Fighter II: Turbo. Mas porque colocar todos esses jogos que praticamente possuem o mesmo conteúdo?

Street Fighter 30th Anniversary Collection é uma passagem nostálgica por anos de história de quem cresceu com esses jogos, se divertindo ou passando nervoso nos fliperamas em lutas contra amigos ou até estranhos que apareciam para desafios maiores.

A ótima série Alpha também está inclusa nesse pacote, assim como os três jogos de Street Fighter III. Essas duas continuações de Street Fighter II foram responsáveis por expandir o universo do game de luta, adicionando uma grande leva de novos personagens e que hoje estão no coração de muita gente.

Street Fighter II

Além dos 12 jogos, a Capcom também teve um grande carinho em adicionar diversas imagens na galeria de arte, mostrando como ocorreu o desenvolvimento dos títulos, principalmente de Street Fighter II, o mais importante de todos. Com legendas em português, os fãs terão a chance de entender os conceitos utilizados na criação dos lutadores, assim como ilustrações maravilhosas de todos os jogos.

Os fãs também receberam o de brinde as grandes trilhas-sonoras que ajudaram a popularizar a franquia. Quem cresceu jogando Street Fighter certamente precisa ter essa coletânea consigo, celebrando esses 30 anos de histórias e ótimas memórias. Até hoje imito a dublagem de Ryu e Ken soltando Hadoukens, Shoryuken e Tatsumakis em seus inimigos. Brinco com o Sonic Boom de Guile se chamar “Alekfu” entre o povão, assim como o Yoga Fire de Dhalsim ter sido rebatizado de “Guga Fai”.

A grande adição na coletânea Street Fighter 30th Anniversary Collection é o modo online competitivo, dando a oportunidade dos jogadores se desafiarem, assim como era na época dos fliperamas, momento em que o jogo foi mais saudoso e mantendo-se atual, já que Street Fighter V é um dos games preferidos da galera em torneios como o EVO.

Street Fighter Alpha II

Tive problemas de conexão e dificuldades para achar batalhas online, mas a Capcom certamente dará um jeito de consertar esses problemas e deixar a ferramenta totalmente funcional. Os jogadores ainda podem juntar os amigos e lutarem entre si no bom e velho multiplayer.

Mesmo que o port feito tenha sido das versões de fliperama, Street Fighter 30th Anniversary Collection é essencial para os fãs de longa data da franquia, já que homenageia a melhor época dos games de luta e mostra que o game 2D soube se reinventar, chegando em 2018 com todo o protagonismo que merece.

 

Jogo concedido pela Capcom e testado no sistema PlayStation 4.