1º gol de Messi pelo Barça faz 12 anos; relembre outros gols históricos do craque
Há uma semana, Lionel Messi alcançou a marca de 500 gols em jogos oficiais pelo Barcelona. Porém, essa história de artilharia e recordes começou a ser escrita há doze anos, em 1º de maio de 2005.
O jogo era contra o Albacete, hoje na segunda divisão espanhola, e o cabeludo argentino de apenas 17 anos entraria aos 41 minutos do segundo tempo para, nos acréscimos, receber o passe de Ronaldinho Gaúcho e marcar de cobertura.
Dali em diante, foram quatro Liga dos Campeões, oito Campeonatos Espanhóis e cinco prêmios de melhor jogador do mundo. Além disso, Messi foi artilheiro em cinco edições da Champions e ainda é dono do recorde absoluto de gols em um único ano: 91 marcados em 2012.
Relembre alguns dos gols mais bonitos e mais importantes da carreira de Lionel Messi de 2005 até aqui:
2007 – Barcelona 5 x 2 Getafe
Messi marcou três vezes neste jogo, mas um em especial se tornou antológico. No melhor estilo de Maradona, o argentino conduziu a bola desde o meio de campo, deixando seis marcadores para trás, inclusive o goleiro, e marcou um golaço.
2009 – Barcelona 2 x 1 Estudiantes
Por incrível que pareça, o primeiro Mundial de Clubes do Barcelona foi conquistado somente em 2009, ano em que a equipe azul-grená ergueu seis troféus. Coube a Messi marcar o gol do título, de peito, em cima dos argentinos.
2011 – Barcelona 3 x 1 Manchester United
Messi chegou ao seu terceiro título da Liga dos Campeões como artilheiro (12 gols) e fazendo uma pintura em pleno Wembley. Aos oito minutos do 2º tempo e com a partida empatada em 1 a 1, o craque argentino soltou uma bomba com a perna esquerda na entrada da área, sem chances para o goleiro Van der Sar. Villa ainda fecharia a conta em 3 a 1 para o Barça.
2012 – Barcelona 7 x 1 Bayer Leverkusen
Até hoje, Messi coleciona 32 hat-tricks e outros quatros jogos com quatro gols. Mas apenas um jogo com cinco gols marcados. O feito assombroso foi em cima do Bayer Leverkusen, nas oitavas de final da Liga dos Campeões de 2011/2012.
2012 – Barcelona 3 x 0 Athletic Bilbao
Com o gol marcado na decisão da Copa do Rei, Messi superou nada menos que Pelé e alcançou a marca de maior artilheiro de única temporada na história, com 78 gols.
2013 – Barcelona 4 x 0 Milan
Viradas impressionantes na Liga dos Campeões não é uma exclusividade de Neymar. Em 2013, Messi marcou dois gols e comandou um 4 a 0 em cima do Milan, que havia vencido a partida de ida das oitavas de Champions por 2 a 0 em um jogo que, até o começo deste ano, era conhecido como “a remontada histórica”.
2015 – Barcelona 3 x 1 Athletic Bilbao
Messi nunca ganhou um prêmio Puskas, de gol mais bonito do mundo, mas já apareceu entre os 10 finalistas em cinco oportunidades. Uma delas, quando ficou em segundo lugar, perdendo para o brasileiro Wendell Lira, foi por conta do golaço marcado sobre o Bilbao, em que ele deixou vários marcadores para trás e fuzilou o gol.
2017 – Barcelona 3 x 2 Real Madrid
O último encontro entre Barcelona e Real Madrid foi repleto de recordes para Lionel Messi. Com os dois gols marcados no clássico, ele se tornou o maior artilheiro da história do confronto e ainda marcou o seu 500º com a camisa do Barça.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.