Apresentador de TV é detido acusado de chamar jogador de “macaco” no Paraná

  • Por Jovem Pan
  • 14/04/2014 10h01
***EMBARGADA PARA VEÍCULOS DE CURITIBA*** MARINGÁ, PR. 13.04.2014: CAMPEONATO PARANAENSE/MARINGÁ X LONDRINA-PR - Lance em jogo da final do Campeonato Paranaense 2014 entre Maringá e Londrina-PR no estádio Willie Davids, em Maringá (PR). (foto: Felipe Rosa/Gazeta do Povo/Folhapress)É CAMPEÃO! Confira quem se sagrou campeão estadual neste domingo

O apresentador Lourival Santos, da Rede Massa, afaliada do SBT no Paraná, foi detido durante a decisão do Campeonato Paranense entre Londrina e Maringá, neste domingo (13), no estádio Willie Davids. Cobrindo a partida no gramado, ele foi acusado de chamar o jogador Maicon Silva, do Londrina, de “macaco”, após o gol anotado pelo atleta. Em nota oficial, a emissora repudiou qualquer tipo de preconceito, afirmou que não responde pelos atos de seu colaborador e garantiu que Santos já foi afastado de suas funções na televisora.

► Concorra ao livro “Libertadores – Paixão que nos une”

A ofensa foi ouvida e denunciada aos policiais militares de plantão no estádio pela repórter Monica Vilela, da rádio Banda B. Santos foi levado para a Delegacia de Polícia Civíl de Maringá, ouvido e posteriormente liberado. Maicon Silva não foi ouvido, mas pode abrir representação penal até meses depois da ocorrência.

Esse é o segundo episódio de racismo que acontece no Paraná na última semana. Na última quinta-feira, durante partida entre Paraná e São Bernardo, válida pela Copa do Brasil, o jogador Martino, da equipe paulista, acusou dois torcedores de te-lô chamado de “macaca”. O caso foi registrado e o Paraná deve ser punido pelo STJD nos próximos dias.

Confira nota da Rede Massa na íntegra:

Sobre o incidente envolvendo o apresentador Lourival Santos neste domingo em Maringá, a Rede Massa esclarece que:

1) A emissora repudia e condena todo e qualquer ato de racismo, um delito abjeto que não pode ter abrigo em qualquer circunstância.
2) A Rede Massa não responde pelo ato de seu colaborador e espera rigor nas investigações por parte das autoridades competentes para elucidar o caso, inclusive quanto a eventual processo criminal.
3) O colaborador Lourival Santos já foi afastado de suas atividades na TV Tibagi / Maringá.
4) Por fim, a Rede Massa reitera o seu compromisso de melhor informar o telespectador paranaense e espera que esse incidente seja definitivamente esclarecido.