Bélgica bate Argentina e vai à final da Davis pela primeira vez em 101 anos

  • Por Agencia EFE
  • 20/09/2015 17h21

Bruxelas, 20 set (EFE).- Steve Darcis venceu Federico Delbonis neste domingo e colocou o nome na história do tênis da Bélgica, ao colocar o país na final da Copa Davis pela primeira vez desde 1904, após vitória em duelo complicado com a Argentina.

O número 64 do ranking mundial precisou de quatro sets para superar o tenista que está imediatamente atrás dele na classificação mundial, em duelo fechado com parciais de 6-4, 2-6, 7-5 e 7-6 (3), em três horas e nove minutos.

O confronto foi equilibrado desde a sexta-feira, no primeiro dia de duelos, quando cada país venceu um dos duelos de simples, e ontem nas duplas, a Argentina pulou na frente com Leonardo Mayer e Carlos Berlocq batendo Steve Darcis e Ruben Bemelmans.

Hoje, David Goffin igualou tudo de novo, ao vencer Diego Schwartzman por 3 sets a 0, com 6-3, 6-2 e 6-1, em uma troca que acabou não dando certo para os sul-americanos, já que inicialmente, o tenista que participou do jogo 4, atuaria nas duplas, enquanto Mayer faria a partida de simples.

Com a vitória de Darcis no confronto derradeiro, a Bélgica se garante na final pela primeira vez em 101. Na única vez em que lutou pelo título, na quarta edição do torneio, as Ilhas Britânicas – denominação utilizada pela atual Grã-Bretanha – levou a melhor por 5 a 0.

Na decisão, que acontecerá entre 27 e 29 de novembro, os belgas terão chance de vingança e de levantar pela primeira vez a Davis, enquanto os britânicos tentarão quebrar jejum de títulos que perdura desde 1936. EFE

rja/bg