Brasil 2 x 2 Argentina: revista elege maiores camisas 10 da história do futebol
No futebol, a camisa 10 é sagrada. Carregar o número clássico nas costas significa, quase sempre, ser o craque, o maestro, o comandante de uma equipe. Uma das principais revistas de futebol no planeta, a inglesa FourFourTwo analisou o listou os principais camisas 10 da história do futebol e, para surpresa de muitos, colocou Maradona e Puskas nas primeiras posições, deixando Pelé apenas na terceira posição.
Países com maior número de representantes na lista, Argentina e Brasil tem dois nomes cada na seleção da FourFourTwo: além de Maradona e Pelé, Zico e Lionel Messi figuram no top 10.
Pelé na terceira posição e Messi na oitava têm uma justificativa plausível para a revista. De acordo com explicações da publicações, um fator preponderante para liderar o ranking é exercer a função clássica do camisa 10, como armador da equipe.
“O Rei não era de fato um camisa 10 – mas, como as estatísticas sugerem, um centroavante que por acaso sabia passar, driblar e flutuar assim como os melhores armadores”, explicou a revista. “Messi pode até ser o melhor jogador de todos os tempos, mas ele nunca foi de fato um 10”, destacou a publicação.
Confira a lista dos maiores camisas 10 de todos os tempo de acordo com a FourFourTwo:
Diego Maradona (Argentina)
Ferenc Puskas (Polônia)
Pelé (Brasil)
Roberto Baggio (Itália)
Michel Platini (França)
Gheorghe Hagi (Romênia)
Zico (Brasil)
Lionel Messi (Argentina)
Michael Laudrup (Dinamarca)
Enzo Francescoli (Uruguai)
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.