Brasil 2 x 2 Argentina: revista elege maiores camisas 10 da história do futebol

  • Por Jovem Pan
  • 06/11/2015 12h13
Com Maradona em primeiro lugar

No futebol, a camisa 10 é sagrada. Carregar o número clássico nas costas significa, quase sempre, ser o craque, o maestro, o comandante de uma equipe. Uma das principais revistas de futebol no planeta, a inglesa FourFourTwo analisou o listou os principais camisas 10 da história do futebol e, para surpresa de muitos, colocou Maradona e Puskas nas primeiras posições, deixando Pelé apenas na terceira posição.

Países com maior número de representantes na lista, Argentina e Brasil tem dois nomes cada na seleção da FourFourTwo: além de Maradona e Pelé, Zico e Lionel Messi figuram no top 10.

Pelé na terceira posição e Messi na oitava têm uma justificativa plausível para a revista. De acordo com explicações da publicações, um fator preponderante para liderar o ranking é exercer a função clássica do camisa 10, como armador da equipe.

“O Rei não era de fato um camisa 10 – mas, como as estatísticas sugerem, um centroavante que por acaso sabia passar, driblar e flutuar assim como os melhores armadores”, explicou a revista. “Messi pode até ser o melhor jogador de todos os tempos, mas ele nunca foi de fato um 10”, destacou a publicação.

Confira a lista dos maiores camisas 10 de todos os tempo de acordo com a FourFourTwo:

Diego Maradona (Argentina)

Ferenc Puskas (Polônia)

Pelé (Brasil)

Roberto Baggio (Itália)

Michel Platini (França)

Gheorghe Hagi (Romênia)

Zico (Brasil)

Lionel Messi (Argentina)

Michael Laudrup (Dinamarca)

Enzo Francescoli (Uruguai)