“Brasileiro”, Rodrigo é novidade em convocação da seleção espanhola

  • Por Agencia EFE
  • 03/10/2014 14h44
EFE Espanhóis querem que Del Bosque siga no comando da seleção após Eurocopa

Brasileiro naturalizado espanhol, o atacante Rodrigo Moreno, do Valencia, foi convocado pelo técnico Vicente Del Bosque para defender a seleção principal da Espanha pela primeira vez, nos jogos contra Eslováquia e Luxemburgo pelas Eliminatórias da Eurocopa de 2016.

Rodrigo, de 23 anos, é filho do ex-lateral esquerdo Adalberto, que defendeu o Flamengo. Nascido no Rio de Janeiro, o jogador foi para a Europa com 12 anos e passou pelas categorias de base da campeã mundial em 2010. Como profissional, começou no Real Madrid C e despontou no Benfica, até se transferir para o Valencia neste ano.

Com a novidade, a convocação da Espanha passa a contar com dois jogadores nascidos no Brasil, já que o centroavante Diego Costa, do Chelsea, que disputou a Copa do Mundo sob o comando de Del Bosque, também foi chamado.

Além de Rodrigo Moreno, a seleção contará com a estreia do lateral-esquerdo Juan Bernat, do Bayern de Munique, no grupo principal e com o retorno de Gérard Piqué e Andrés Iniesta. O meia do Barcelona, aliás, superará 100 partidas com a camisa do país.

Piqué não participou dos jogos porque se recuperava de uma lesão no quadril, já Iniesta não foi convocado devido a dores no joelho esquerdo. Desta vez, a onda de lesões impediu as convocações dos meias do Bayern de Munique Javi Martínez e Thiago Alcantara.

Presentes na convocação anterior para as partidas contra a França, em amistoso, e Macedônia, pelas Eliminatórias da Eurocopa, Mikel San José, zagueiro do Athletic Bilbao, Marc Bartra, zagueiro do Barcelona e Isco, meia do Real Madrid, não foram chamados desta vez.

Pepe Reina, Juan Mata e Fernando Torres, que jogaram a Copa do Mundo, continuam fora. Outro que não retorna à seleção é o centroavante Fernando Llorente, titular da Juventus, mas que perdeu a confiança de Del Bosque, que procura novas soluções ofensivas ao manter Diego Costa e chamar Paco Alcácer e Rodrigo, ambos do Valencia.

“Não posso chamar um jogador e pensar em Llorente. É uma questão de confiança. Trazemos os que achamos que são os melhores, o que não quer dizer que outro não possa vir no futuro. Aqui não há ninguém descartado, apenas os que disseram que tinham terminado seu ciclo na seleção. Trazemos os que inspiram mais confiança”, disse Del Bosque.

A Espanha enfrentará a Eslováquia pela segunda partida das Eliminatórias da Eurocopa 2016 nesta quinta-feira, em Zilina. Depois, o adversário será Luxemburgo no dia 12, no estádio Josy Barthel. A Fúria está no grupo C da competição continental ao lado de Ucrânia, Eslováquia, Belarus, Macedônia e Luxemburgo.

Confira a lista de convocados para os jogos da seleção espanhol:

Goleiros: Iker Casillas (Real Madrid/ESP), David de Gea (Manchester United/ING) e Kiko Casilla (Espanyol/ESP).

Defensores: Raúl Albiol (Napoli/ITA), César Azpilicueta (Chelsea/ING), Gérard Piqué, Jordi Alba (Barcelona/ESP), Juanfran (Atlético de Madrid-ESP), Dani Carvajal, Sergio Ramos (Real Madrid/ESP), Juan Bernat (Bayern de Munique/ALE).

Meias: Raúl García, Koke (Atlético de Madrid/ESP), Cesc Fàbregas (Chelsea/ING), Ander Iturraspe (Athletic Bilbao/ESP), Sergio Busquets, Andrés Iniesta (Barcelona/ESP), David Silva (Manchester City/ING), Santi Cazorla (Arsenal/ING),

Atacantes: Paco Alcácer, Rodrigo Moreno (Valencia/ESP), Pedro (Barcelona/ESP) e Diego Costa (Chelsea/ING)

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.