Camarões, África do Sul e mais 5 garantem vaga na Copa Africana de Nações
Redação Central, 15 nov (EFE).- África do Sul, Camarões, Zâmbia, Gabão, Senegal, Tunísia e Burkina Fasso garantiram vaga na fase final da Copa Africana de Nações de 2015, que será disputada em Guiné Equatorial entre 17 de janeiro e 8 de fevereiro.
Com a classificação das sete seleções, faltam apenas seis lugares a serem preenchidos no torneio. A definição ocorrera na próxima quarta-feira, quando será realizada a última rodada da fase preliminar.
O grupo se une a Cabo Verde e Argélia, que conseguiram a vaga de forma antecipada, e a Guiné Equatorial, anfitriã da competição após a saída de Marrocos, que desistiu de ser o país-sede da Copa Africana de Nações por medo da propagação do vírus ebola e acabou eliminado.
Após o trauma de perder o goleiro titular, Senzo Meyiwa, assassinado, a África do Sul selou a classificação à fase final ao vencer o Sudão por 2 a 1, com gols de Thulani Serero e Tokelo Rantie.
A Nigéria venceu o Congo, rival direto pela outra vaga do grupo A, por 2 a 0. As duas seleções estão empatadas em sete pontos, com vantagem para os nigerianos, que têm melhor saldo de gols.
Situação parecida ocorreu no grupo B. O Malawi venceu o Mali por 2 a 0, chegou ao mesmo número de pontos do adversário, mas não conseguiu passar por causa dos critérios de desempate. A decisão de quem fica com o segundo lugar do grupo – e a classificação – ocorre na quarta.
A situação do grupo C está resolvida. Burkina Fasso garantiu a vaga na fase decisiva da competição após vencer Lesotho por 1 a 0, fora de casa. A seleção burquinesa roubou a liderança da tabela do já classificado Gabão, que pode recuperar a ponta na última rodada.
Com gol do atacante do Porto Vicent Aboubakar, Camarões garantiu a vaga e o primeiro lugar do grupo D, com 13 pontos. A Costa do Marfim, que goleou Serra Leoa fora de casa por 5 a 1, chegou a nove e está a um ponto de avançar para a fase decisiva.
O grupo E é o único ainda totalmente aberto. Gana, com 8 pontos, Uganda (7), Guinea (7) e Tongo (6) lutam pelas duas vagas em disputa.
Já a Zâmbia ganhou de Moçambique por 1 a 0, com gol de Given Singuluma, e se uniu a Cabo Verde entre os classificados do grupo F.
O mesmo ocorreu no grupo G. Mame Biram Diouf marcou o gol da vitória e da classificação de Senegal sobre o Egito, campeão do torneio em 2006 e 2010. A líder Tunísia já tinha garantido vaga na última quarta-feira quando empatou por 0 a 0 com a Botsuana. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.