Cerebral dentro e fora de campo, Alex completa 38 anos; relembre golaço

  • Por Jovem Pan
  • 14/09/2015 10h15
Futebol - Copa Rio-São Paulo, 2002: o jogador Alex, do Palmeiras, comemora gol marcado contra o São Paulo durante partida disputada no estádio do Morumbi, em São Paulo. (São Paulo, SP, 20.03.2002, 21h00. Foto de Flávio Florido/Folhapress. Digital)Alex comemora golaço diante do São Paulo em 2002

Líder dentro e fora de campo, craque com a bola e com as palavras, ídolo pelos gols e pelas atitudes, Alex completa 38 anos nesta segunda-feira (14). Símbolo de mudanças no futebol brasileiro, o aniversariante do dia se consolidou como um meio-campista clássico, camisa 10 de origem com uma capacidade imensa de fazer gols.

Gols, Alex fez muitos. Foram 422 tentos na carreira, mas um certamente tem sabor especial tanto para o ex-meia, quanto para o torcedor palmeirense: o histórico golaço diante do São Paulo, com dois lindos chapéus, inclusive sobre Rogério Ceni, em pleno Morumbi.

Na oportunidade, a partida, disputada pelo Rio São Paulo de 2002, já estava 2 a 0 para o Palmeiras quando o camisa 10 recebeu a bola entre os zagueiros na área. Para se livrar dos obstáculos à frente, Alex chapelou o zagueiro Emerson, em seguida, aplicou um novo lençol, agora em Rogério, e teve o trabalho apenas de empurrar para o fundo do gol.

Ídolo de Coritiba, Palmeiras, Cruzeiro e Fenerbahçe, o aniversariante do dia deixou os gramados no final da temporada 2014. Jogando em bom nível, o craque se aposentou cumprindo a missão de deixar Coxa, time em que iniciou sua carreira, na primeira divisão do Brasileiro.