Deputados elogiam preparação de atletas brasileiros para o Pan e as Olimpíadas

  • Por Portal Câmara de Notícias
  • 29/05/2015 17h00
Gabriela Korossy/Câmara dos Deputados Marcus Vinícius Freire

Deputados da Comissão do Esporte elogiaram a preparação brasileira para os Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, no Canadá, e também para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. Integrantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) compareceram a audiência pública na Câmara dos Deputados para explicar aos parlamentares as diretrizes e metas da equipe brasileira nas duas competições.

O superintendente executivo de Esportes do COB, Marcus Vinícius Freire, lembrou que o Brasil está se preparando para os Jogos Olímpicos de 2016 desde o ano de 2009. Segundo ele, a meta estabelecida pelo comitê é o País ficar entre os dez primeiros no quadro de medalhas, mas, para chegar bem à principal competição esportiva do mundo, ter bons resultados no Pan-Americano deste ano é fundamental.

Apesar disso, alguns esportes – como vôlei masculino, natação e boxe – não devem contar com alguns de seus principais atletas no Pan, pois outras competições de maior nível técnico e relevância internacional estarão ocorrendo paralelamente à realização do evento em Toronto.

A delegação brasileira no Pan deverá ter mais de 600 atletas de 34 esportes diferentes, o que significa a maior participação brasileira desde os jogos do Rio, em 2007. Naquele ano, o Brasil teve um maior número de competidores porque a equipe brasileira (representante do país-sede) já estava automaticamente classificada para todas as disputas.

Atletas nas Olimpíadas

Já nas Olímpiadas do Rio de Janeiro de 2016, o Time Brasil, como o COB quer que o país seja identificado nos jogos, será representado por mais de 400 atletas. A preparação de boa parte deles se dá nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, mas Minas Gerais, Ceará, Paraná, Sergipe e Distrito Federal também contam com centros específicos para o treinamento dos competidores.

Esperançoso com um bom desempenho do Brasil no Pan e nas Olímpiadas, o deputado Silvio Torres (PSDB-SP) disse que aprova o planejamento realizado pelo COB. “Fiquei bastante impressionado com a organização prevista. Muitas vezes, as notícias repercutem mais o lado negativo, aquelas questões que o Brasil infelizmente sofre e continuará sofrendo, mas acho que houve uma grande evolução”, disse.

Silvio Torres ressaltou que, diferentemente do futebol – “que é extremamente blindado e cujos recursos são predominantemente privados” – os esportes olímpicos recebem mais incentivo público e têm mais atenção de órgãos como o Tribunal de Contas da União (TCU). “Isso acabou ajudando bastante a não haver tantos problemas de desvios de dinheiro e outras coisas do tipo”, afirmou.

O deputado João Derly (PCdoB-RS) também elogiou o COB e ressaltou que, na época em que competia representando o Brasil em panamericanos, Olímpiadas e outras competições internacionais, nunca houve preparação semelhante e metas tão ousadas.

Os Jogos Pan-Americanos de 2015 serão realizados em Toronto, no Canadá, no período de 10 a 26 de julho. Já os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro serão realizados entre os dias 5 e 21 de agosto de 2016.