Dortmund goleia e garante vaga na Liga Europa com Bordeaux, Atlhetic e Ajax
Redação Central, 27 ago (EFE).- Com Reus inspirado, o Borussia Dortmund goleou e se classificou para a fase de grupos da Liga Europa nesta quinta-feira, dia em que Bordeaux, Atlhetic e Ajax também superaram seus desafios nos playoffs para passar de fase.
Depois de uma virada improvável na semana passada, o Borussia Dortmund mostrou força em casa e goleou o Odd por 7 a 2, com destaque para Marco Reus, autor de três gols. Kagawa, duas vezes, Gundogan e Mkhitaryan ampliaram para os donos da casa, enquanto Halvorsen e Berg marcaram descontaram.
Depois da inesperada derrota por 3 a 2 na Eslováquia para o Zilina, o Athletic venceu no San Mamés por 1 a 0 com gol de Gorka Elustondo, o suficiente para garantir a classificação pelos gols marcados fora de casa.
Com mais sofrimento, o Ajax garantiu um lugar nas fases de grupo da competição graças à vitória por 1 a 0 sobre o Jablonec no primeiro jogo. Na volta, os holandeses seguraram o 0 a 0 fora de casa com Bazoer expulso e contaram com a ajuda da trave, que impediu o gol de pênalti dos donos da casa.
Também teve doses de drama a classificação do Bordeaux, que foi derrotado pelo Kairat Almaty por 2 a 1 no Cazaquistão. O time da casa saiu na frente logo no primeiro minuto de jogo devido ao gol contra de Guilbert e Kuat ampliou aos 21 da segunda etapa, mas Crivelli descontou dez minutos depois para empatar o placar agregado e a garantir a vaga pelo gol fora.
Com uma derrota por 3 a 2 nos pênaltis, o Red Bull Salzburg foi eliminado pelo Dínamo de Minsk, que venceu por 2 a 0 em casa na ida e perdeu pelo mesmo placar nesta quinta-feira. O Southampton também se despediu do torneio com uma derrota por 1 a 0 para o Midtjylland na Dinamarca.
Os dois gols do atacante Dodô garantiram o empate em 2 a 2 do Qabala com o Panathinaikos, que foi eliminado em casa por ter ficado no 0 a 0 na partida de ida, disputada no Azerbeijão.
Com dois de Fernandão e um de Gorbunov, o Fenerbahçe confirmou o favoritismo em casa e eliminou o Atromitos com uma vitória por 3 a 0, após ter vencido na Grécia por 1 a 0.
Também teve gol brasileiro na vitória por 1 a 0 do Rubin Kazan sobre o Rabotnicki, que teve o meia Carlos Eduardo, ex-Flamengo e Grêmio, como herói da classificação do time russo após o empate em 1 a 1 no primeiro jogo.
Belenenses, Krasnodar, Qarabag, Lech Poznan, Legia Varsovia, Sparta Praga, Viktoria Plzen, Liberec, Saint-Étienn, AZ Alkmaar, Rosenborg, Molde e PAOK completam as equipes que se classificaram nesta quinta-feira para a fase de grupos da competição.
Esses 22 clubes se juntarão a 16 equipes já classificadas de forma direta para a fase de grupos: Villarreal, Schalke 04, Ausburg, Napoli, Fiorentina, Tottenham, Liverpool, Olympique de Marselha, Dnipro, Braga, Anderlecht, Besiktas, Lokomotiv Moscou, Asteras Tripolis, Groningen e Sion.
O total de 48 times que participarão do sorteio desta sexta-feira, em Mônaco, será formado com os dez eliminados na última rodada do playoff da Liga dos Campeões: Monaco, Basel, Celtic, Skënderbeu, Rapid Viena, Club Brugge, Sporting, Lazio, Apoel Nicosia e Partizan.
None
Jablonec (RTC) 0 – AJAX (HOL) 0.
Kairat Almaty (CAZ) 2 – BORDEAUX (FRA) 1.
QARABAG (AZE) 3 – Young Boys (SUI) 0 .
RUBIN KAZAN (RUS) 1 – Rabotnicki (MDA) 0.
Videoton (HUN) 0 – LECH POZNAN (POL) 1.
HJK Helsinki (FIN) 0 – KRASNODAR (RUS) 0.
Thun (SUI) 3 – SPARTA PRAGA (RTC) 3.
SAINT-ÉTIENNE (FRA) 1 – Milsami Orhei (MDA) 0.
Panathinaikos (GRE) 2 – QABALA (AZE) 2.
AZ ALKMAAR (HOL) 2 – Astra Giurgiu (ROM) 0.
Hajduk Split (CRO) 0 – SLOVAN LIBEREC (RTC) 1.
FENERBAHÇE (TUR) 3 – Atromitos (GRE) 0.
ROSENBORG (NOR) 0 – Steaua Bucareste (ROM) 1.
Brondby (DIN) 1 – PAOK SALÔNICA (GRE) 1.
Voivodina (SER) 0 – VIKTORIA PLZEN (RTC) 2.
BORUSSIA DORTMUND (ALE) 7 – Odd (NOR) 2.
Standard de Liège (BEL) 3 – MOLDE (NOR) 1.
ATHLETIC BILBAO (ESP) 1 – Zilina (ESQ) 0.
MIDTJYLLAND (DIN) 1 – Southampton (ING) 0.
LEGIA VARSÓVIA (POL) 3 – Zorya Lugansk (UCR) 2.
Red Bull Salzburg (AUT) 2 – DÍNAMO MINSK (BLR) 0. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.