Ex-zagueiro do São Paulo, Ayala comandará clube da elite da Bolívia

  • Por EFE
  • 06/01/2015 16h08
  • BlueSky
D10.Paraguay_divulgação Celso Ayala

Ex-zagueiro da seleção paraguaia e do São Paulo, Celso Ayala assumirá a função de técnico do Sport Boys, da Bolívia, informou nesta terça-feira o presidente do clube, Luis Alberto Ruiz.

De acordo com o dirigente, Ayala, de 44 anos, chegará amanhã em Warnes, que fica a 30 quilômetros de Santa Cruz de la Sierra. O paraguaio substituirá o boliviano Víctor Hugo Antelo, comandante no Torneio Apertura, disputado no segundo semestre de 2014.

O Sport Boys foi apenas o 11º e penúltimo colocado da competição nacional, com 20 pontos marcados. Ao todo, foram três vitórias, 11 empates e oito derrotas.

Na Bolívia, o rebaixamento é feito a partir das médias dos pontos obtidos nesta temporada e na última. O lanterna cai para a segunda divisão direto, e o penúltimo colocado disputa uma repescagem com o vice-campeão da segundona.

Sport Boys tem média de 1,0606, só a frente do Universitario de Pando. Acima do clube de Warnes está o tradicional Blooming, com média 1,1212.

Luis Alberto Ruiz garantiu à Efe que espera que o novo treinador “dê estabilidade ao elenco”. O mandatário ainda destacou que Ayala conhece o futebol boliviano, por ter comandado o Guabirá, da segunda divisão do país.

Revelado no Olimpia, o paraguaio ainda defendeu o Rosario Central antes de brilhar com a camisa do River Plate, entre 1995 e 1998. Além disso, defendeu Betis e Atlético de Madrid, até chegar ao São Paulo para curta passagem.

Em 2001, o zagueiro retornou para o River, vestindo a camisa do clube por mais quatro anos, até ir para o Colo Colo, encerrando a carreira em 2006.

Um dos grandes momentos da carreira de Ayala foi na disputa da Copa do Mundo de 1998, quando formou dupla de zaga com Carlos Gamarra. Com eles, a seleção paraguaia foi derrotada pela anfitriã França por 1 a 0, graças a “gol do ouro” de Laurent Blanc.

Como técnico, além do Guabirá, o paraguaio comandou o Sportivo Carapeguá e o Independente, ambos de seu país de origem.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.