Federação contraria CBV e mantém Tifanny no Campeonato Paulista de Vôlei
Tifanny Abreu está autorizada a disputar o Campeonato Paulista Feminino de Vôlei pelo Osasco. A confirmação foi feita pela Federação Paulista de Vôlei (FPV), que decidiu manter as regras vigentes quando a competição começou, em 13 de agosto.
A manifestação ocorreu depois de a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) publicar uma nova política de elegibilidade para as competições femininas. A norma restringe a participação a atletas do sexo biológico feminino e estabelece uma triagem genética para a verificação do gene SRY.
Como o Campeonato Paulista já estava em andamento quando a mudança foi anunciada, a FPV entendeu que o novo critério não poderia ser aplicado imediatamente ao torneio. Segundo a entidade, possíveis alterações futuras serão definidas depois de análises das áreas jurídica e de saúde.
A decisão cria situações diferentes para Tifanny na temporada. A jogadora poderá atuar normalmente pelo Osasco no Estadual, mas, pela regra atualmente estabelecida pela CBV, ficará impedida de disputar a Superliga 2026/27, a Supercopa e a Copa Brasil.
O Osasco afirmou ter sido surpreendido pela medida nacional e acionou seu departamento jurídico. O clube também manifestou apoio à atleta, que integra o elenco desde 2021.
Assuntos
continue lendo
Palmeiras
Palmeiras aplica goleada de 6 a 1 e se mantém na cola do Flamengo
O Verdão chegou a 73 pontos, três a menos que o líder Rubro-Negro, e disputa, rodada a rodada o título nacion
- Cristiano Ronaldo sabia que seria convocado por Jesus e antecipou saída da seleção, diz jornal Estadão Conteúdo · há 17 horas
- Raphinha renova com o Barcelona até 2030 AFP · há 17 horas
- Alan Jones, australiano campeão da F1, morre aos 80 anos AFP · há 18 horas
- Cristiano Ronaldo anuncia aposentadoria da seleção portuguesa após 23 anos Jovem Pan · há 19 horas