Fiba decide congelar rankings do basquete 3×3

  • Por Jovem Pan
  • 27/04/2020 22h38
Divulgação/CBBO basquete 3x3 estreia no programa olímpico em 2021

O basquete 3×3, que fará parte do programa olímpico em 2021, começaria sua temporada em abril, mas foi adiado em razão da pandemia do novo coronavírus. A medida foi anunciada pela Federação Internacional de Basquete (Fiba). As competições gerenciadas pela entidade foram suspensas em 13 de março, e nesta segunda, 27, foi decidido que os rankings individuais, de equipes e de federações seriam congelados em todas as categorias.

Segundo a Fiba, aos pontos de campeonatos disputados até 1º de abril serão considerados por mais tempo – até outubro de 2021. Os ranqueamentos levam em consideração os nove melhores desempenhos de atletas nos últimos 12 meses. É através desse posicionamento que se determina a colocação de equipes e seleções, além de permitir o acesso ao torneio Sul-Americano, Mundial e Jogos Olímpicos.

O basquete 3×3 vai estrear nas olimpíadas no próximo ano, e o Brasil ainda sonha com uma vaga. O time masculino está classificado para o pré-olímpico em Bangalore, na Índia. A classificatória, que levou em consideração o ranking da Fiba, estava marcada para acontecer em março, mas foi adiado por causa da pandemia de coronavírus. Ainda não há nova data para realização.

* Com Agência Brasil