Fifa oficializa Japão como sede dos Mundiais de Clubes de 2015 e 2016
A Fifa oficializou nesta quinta-feira o Japão como sede do Campeonato Mundial de Clubes da Fifa nas edições deste ano e do próximo, depois de duas edições disputadas no Marrocos.
O anúncio foi feito pelo secretário-geral da entidade, Jérome Valcke, que indicou apostar na “ampla experiência” da federação do país asiático na organização de torneios de futebol.
O Japão foi sede da Copa Intercontinental, também conhecida como Mundial Interclubes, entre 1980 e 2004. No ano seguinte, recebeu a primeira edição da retonada do torneio envolvendo clubes de todos os continentes.
Nas quatro disputas no país, saíram campeões, São Paulo, Internacional, Milan e Manchester United. Após dois anos nos Emirados Árabes, o Mundial voltou ao país em 2011, e foi vencido pelo Barcelona, em vitória sobre o Santos por 4 a 0 na final.
Em 2012, aconteceu a última edição do torneio no país, com a torcida do Corinthians promovendo uma “invasão” a Yokohama, onde aconteceu a final com o Chelsea, que terminou com vitória por 1 a 0 do time brasileiro.
Neste ano, o Mundial de Clubes acontecerá entre 10 e 20 de dezembro, disputado, como de hábito por sete equipes, sendo que nenhuma está definida, e um dos participantes será o campeão japonês.
Corinthians, Cruzeiro, Internacional, Atlético Mineiro e São Paulo, seguem vivos na Taça Libertadores, que está na fase de oitavas de final, e lutam para poder viajar para o Japão em dezembro.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.