Foco, descanso e variação de jogadas: como os paulistas podem aproveitar o descanso do Brasileiro

O Campeonato Brasileiro é conhecido por seu ritmo frenético, com períodos de jogos no meio e nos fins de semana. No entanto, depois da 29ª rodada, disputada nos últimos sábado e domingo, o torneio ficará parado por dez dias, até 14 de outubro, para a disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Será o tempo que todo técnico pede para treinar sua equipe e descansar os jogadores.
Mas como cada treinador aproveitará este precioso momento? O Jovem Pan Online lista abaixo algumas possibilidades para que os times paulistas voltem mais fortes depois do “hiato”.
Corinthians: manter o foco e evitar a afobação
A cada rodada que passa, o Timão está mais perto do título brasileiro. Mesmo tendo empatado com a Ponte Preta na última rodada, a vantagem sobre o Atlético-MG, segundo colocado, ainda é confortável – cinco pontos – e o alvinegro já está na contagem regressiva para levantar o troféu: são apenas nove jogos para o fim do Brasileirão e 27 pontos em disputa.
Por isso, a maior missão de Tite é manter o time concentrado, sem entrar na empolgação da torcida. Manter os jogadores em foco é uma das especialidades do treinador corintiano, mas, em um período sem jogos oficiais, a tendência é que a expectativa só aumente.
Palmeiras: reforçar (e muito) o meio de campo
O Verdão tem feito muitos de seus gols por meio do jogo aéreo, o que rende críticas por uma suposta dependência deste tipo de jogada. Por enquanto, isso não tem sido um problema, haja vista que a equipe tem o melhor ataque do Campeonato Brasileiro junto com o Corinthians, com 50 gols feitos.
Mesmo assim, a variação de jogadas de ataque é sempre algo bom a se investir. O próprio técnico Marcelo Oliveira já comentou que gostaria de ver seu time jogando mais pelo chão. Além disso, com apenas dois volantes e jogando num 4-2-4, o Palmeiras levou nada menos que 5 a 1 da Chapecoense, na última rodada, justamente pela fraqueza de seu meio de campo. Então, o período de descanso pode ser útil para que o treinador crie novas estratégias e reforce o trabalho de meio de campo para que as laterais não sejam a única opção de saída para o ataque.
Santos: recuperar os seus jogadores
Mesmo tendo um ataque letal e fazendo uma boa campanha no Brasileirão, o Santos tem, reconhecidamente, o elenco mais curto e inexperiente entre os quatro grandes clubes de São Paulo. Na maratona de jogos do fim do ano, que misturará compromissos pelo torneio nacional e pela Copa do Brasil, a falta de opções de reposição pode comprometer o resultado final da temporada.
Dorival Jr já admitiu que seus atletas sentiram a parte física depois da grande arrancada que tirou o time das proximidades da zona de rebaixamento e o colocou na briga pelo G4. Cansaço pode levar a lesões, e as lesões a desfalques sérios. Por mais que Marquinhos Gabriel esteja fazendo boa temporada, não é um substituto à altura de Lucas Lima, caso este se lesione, por exemplo. Ou se Ricardo Oliveira ou Gabriel se machucarem, quem manterá o nível das atuações do ataque alvinegro? Por isso, o período sem jogos pode ser usado pelo Peixe para aliviar a carga de trabalho sobre essas importantes peças de seu elenco.
São Paulo: acalmar o clima conturbado
Troca de farpas entre treinador e diretoria, conflitos internos entre diretores, ambiente conturbado, incertezas em relação ao futuro… O principal adversário do São Paulo no momento parece ser ele mesmo. A esses problemas é creditada boa parte dos maus resultados do clube na atual temporada.
Então por que o Tricolor não aproveita a parada do Brasileirão para botar a casa em ordem? A diretoria poderia esclarecer com o técnico Juan Carlos Osorio sua situação para o futuro próximo e evitar que os conflitos nos bastidores cheguem ao elenco. Com mais tranquilidade para trabalhar, o São Paulo pode se manter firme na briga por um lugar no G4.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.