4 anos, 12 títulos e mais de 100 gols: como foi a passagem de Neymar no Barcelona

  • Por Jovem Pan
  • 03/08/2017 17h00 - Atualizado em 03/08/2017 17h38
Em quatro anos, foram 105 gols marcados com a camisa do Barcelona

A passagem de Neymar pelo Barcelona chegou ao fim. Foram quatro anos defendendo a camisa azul e grená, com uma dezena de títulos conquistados e outra centena de gols marcados. Por mais conturbada que esteja sendo a sua saída para o Paris Saint-Germain, o atacante brasileiro escreveu seu nome na história do clube catalão.

Pelo Barça, Neymar conquistou um Mundial de Clubes, uma Liga dos Campeões, dois Espanhóis, três Copas do Rei, uma Supercopa da Espanha, uma Supercopa da UEFA e três troféus Joan Gamper. E ao todo, o atacante brasileiro disputou 185 jogos e marcou 105 gols – média de 0,57 por partida.

EFE

Contratado junto ao Santos, Neymar chegou ao Barcelona em 2013. Em sua recepção, mais de 50 mil torcedores foram ao Camp Nou recepcioná-lo. A estreia aconteceu no dia 18 de agosto, na goleada sobre o Levante por 7 a 0. O atacante brasileiro entrou durante a partida e não balançou as redes.

O primeiro gol com a camisa do Barcelona saiu em seu segundo jogo oficial, no clássico contra o Atlético de Madrid, três dias depois. Neymar também entrou durante a partida, aos 14 do segundo tempo, e fez o gol de empate no duelo válido pela Supercopa da Espanha, que seria conquistada pelo time da Catalunha.

Em sua primeira temporada na Espanha, o atacante marcou 15 gols. Os números melhoraram na temporada 2014-2015, quando o uruguaio Luis Suárez chegou ao Barcelona, dando início ao temido trio de ataque MSN. Nesta segunda temporada, Neymar anotou 39 gols e viveu o seu melhor momento com a camisa do Barcelona.

EFE

Em 2015, inclusive, o brasileiro foi indicado ao prêmio Bola de Ouro da FIFA, ficando com o terceiro lugar, atrás de Messi e de Cristiano Ronaldo. Na temporada seguinte os números de gols diminuíram, mas a qualidade se manteve: 31 gols marcados em 2015/2016 e 20 anotados em 2016/2017.

O último gol de Neymar com a camisa do Barcelona em uma partida oficial aconteceu no dia 27 de maio deste ano, na final da Copa do Rey. O atacante fez o segundo do clube catalão na vitória por 3 a 1 sobre o Alavés. Na pré-temporada, ainda pelo Barça, o brasileiro chegou a marcar três vezes nos amistosos contra o Manchester United e Juventus.