De vice em 2014 ao tri em 2022: a trajetória da Argentina rumo à Copa de 2026
A Seleção argentina chega para a Copa do Mundo de 2026 como a atual defensora do título mundial. Sob o comando do técnico Lionel Scaloni, a equipe vive um momento de transição controlada: mantém a espinha dorsal vitoriosa de 2022, mas adiciona jovens talentos para preencher o vazio deixado por veteranos que se despediram, como Ángel Di María.
O time da América do Sul está no Grupo J. Como atual campeã mundial, a seleção liderada por Lionel Messi vai enfrentar a
Argélia, Áustria e a Jordânia na primeira fase do campeonato, rumo ao tetracampeonato, após as vitórias de 1978, 1986 e 2022.
Copa de 2014: A quase glória
A edição de 2014 do campeonato, que aconteceu no Brasil, foi marcada por uma campanha de extrema solidez defensiva, espírito de união e uma dolorosa quase-glória da Argentina. Sob o comando do experiente Alejandro Sabella, a equipe montou um time operário para blindar Lionel Messi e voltou a uma final de Copa do Mundo após 24 anos de jejum. Foi uma caminhada de fortes emoções que parou no detalhe da prorrogação contra a Alemanha.
O time venceu os três jogos da fase de grupos contra a Bósnia e Herzegovina, Irã e Nigéria. No mata-mata, a equipe albiceleste passou a fazer jogos cirúrgicos e ganhou de 1 a 0 da Suíça nas oitavas e com o mesmo placar venceu a Bélgica nas quartas.
Na semifinal, empatou em 0 a 0 com a Holanda e levou nos pênaltis por 4 a 2. Na final, o time jogou de igual para igual contra a Alemanha, mas na prorrogação a equipe europeia abriu o placar e decretou o único gol da partida para vencer o campeonato. Messi, porém, foi eleito o melhor jogador do torneio.
Copa de 2018: Fim nas oitavas
A Copa do Mundo de 2018, na Rússia, foi uma das campanhas mais turbulentas da história recente da Seleção Argentina. Na época, sob o comando do técnico Jorge Sampaoli, a equipe sofreu com crises internas, falta de padrão tático e dependência extrema de Lionel Messi, culminando na eliminação precoce nas oitavas de final.
Sorteada no Grupo D, a Argentina teve uma classificação caótica, decidida apenas nos minutos finais da última rodada:
Argentina 1 a 1 Islândia. No jogo seguinte, acabou perdendo para a Croácia por 3 a 0, mas terminou a fase de grupos vencendo da Nigéria por 2 a 1.
Nas oitavas de final, porém, a Argentina cruzou com quem seria a campeã daquela edição, a França. Foi um dos jogos mais eletrizantes daquela Copa, terminando em França 4 a 3 Argentina. A Argentina chegou a virar o jogo para 2 a 1 no início do segundo tempo (gols de Di María e Mercado), mas não conseguiu conter a velocidade avassaladora de um jovem Kylian Mbappé, que marcou duas vezes e foi o grande nome da partida.
Copa de 2022: Da zebra à vitória do mundial
Na última Copa do Mundo, disputada no Catar em 2022, a Argentina protagonizou uma trajetória marcada pelo drama. O torneio marcou a consagração definitiva de Lionel Messi e quebrou um jejum de 36 anos sem o título mundial para os argentinos.
Durante a caminhada até o tricampeonato, o time ficou marcado por fases bem distintas: o choque inicial e a reconstrução na fase de grupos.
A Argentina chegou ao Catar com uma invencibilidade de 36 jogos e como uma das grandes favoritas. No entanto, a estreia surpreendeu e os argentinos saíram derrotados por 2 a 1 de virada para a Arábia Saudita. O resultado gerou enorme desconfiança, e o time passou a jogar cada partida seguinte como se fosse uma final, sem margem para erros.
Pressionado, o técnico Lionel Scaloni fez mudanças cirúrgicas que mudaram o destino do time: promoveu os jovens Enzo Fernández e Julián Álvarez a titulares.
Nos dois outros jogos da fase de grupos, o time venceu, ambos por 2 a 0, o México e a Polônia. No mata a mata, ganhou da Austrália, Holanda e da Croácia na seminfinal. Marcando o direito pela sua terceira estrela ao vencer da campeã de 2018, a França, na grande final que terminou só nos pênaltis: 3 a 3 (4 a 2 para a Argentina nos pênaltis).
Assuntos
continue lendo
Futebol Internacional
Promotoria pede até 12 anos de prisão para equipe que cuidava de Maradona
Os três médicos foram acusados de homicídio com dolo eventual
- Fifa abre processos disciplinares contra Argentina por atos e confusão na Copa Estadão Conteúdo · há 2 meses
- City é o clube que mais recebeu dinheiro da Fifa pela Copa; veja ranking Estadão Conteúdo · há 3 meses
- Messi se posiciona após derrota para Espanha na Copa; leia comunicado Estadão Conteúdo · há 3 meses
- Piloto brinca durante voo e diz a argentinos que eles ganharam a Copa; assista Jovem Pan · há 3 meses